Refugiados: o preço para sobreviver - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão dos refugiados na sociedade pós moderna é alarmante, pois, (Sem vírgula) sua permanência em outras nações desencadeia ataques xenofóbicos. Nesse âmbito, a imigração tem diversos motivos para acontecer como: guerras, pobrezas e perseguições, (Ponto final) Logo (Vírgula) essas problemáticas que afligem esses povos precisam ser analisadas pelo mundo e não deixadas no esquecimento.

Os africanos e asiáticos saem do seu país em busca de paz e segurança para seus familiares em continentes europeus, americanos e até mesmo o Brasil recebem refugiados constantemente como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) os haitianos. De acordo com o levantamento feito pelo ACNRU (Alto Comissariado das Nações unidas para refugiados) O o mundo recebe cerca de 21,3 milhões de refugiados. No entanto, a insegurança da saída de estrangeiros para nações desenvolvidas, em busca de melhores condições de vida (Vírgula) pode acabar em tragédia. (Vírgula) como no caso do menino sírio encontrado morto em uma praia na Turquia após naufrágio.

Além disso, com a chegada dos imigrantes acarreta a xenofobia que dificulta ainda mais a sobrevivência em um lugar de cultura, hábitos e leis diferentes, como dizia Thomas Hobbes que (Dois pontos) "O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos". Dessa forma, os seres humanos deveriam ajudar quem se refugia em outro país , ao invés de ter medo dos indivíduos que buscam apenas viver longe de guerras e problemas sociais (Vírgula) e não competir com os habitantes ali presentes (Tipo de construção clichê).

Portanto, torna-se evidente que os refugiados precisam de apoio urgentemente para saírem do seu território de origem até a permanência dentro de outros países. A ONU (Organização das Nações Unidas) deveria fazer um debate mundial sobre o assunto para criar medidas a curto e longo prazo para diminuir o número de vítimas em viagens em naufrágio e inserir os estrangeiros no mercado de trabalho. Dessa maneira, os imigrantes não terão um fim trágico como o do menino sírio que saiu do seu país para morrer em solo desconhecido.

Comentários do corretor


Articule mais as ideias que são apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas e presentes no senso comum. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200