- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Refugiados, imigração e xenofobia advêm da época do Nazismo, onde em que as pessoas eram tratadas de forma ultrajante e desumana. Agora em um contexto atual (Redundância) por motivos iguais, mas com relações distintas, as pessoas ainda são tratadas com desrespeito a dignidade da pessoa humana, desprezando a evolução social na concretização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. (Apresente a tese)

Na Segunda Guerra Mundial (Vírgula) o foco do mundo se voltava para a Alemanha que impôs sua teoria Nazista para sua população e o mundo. Os traços de xenofobia nessa época são incontestáveis, sendo a intolerância cultural e racial a que mais abalou o país. Nessa situação (Vírgula) os judeus foram levados para centros campos de concentração com ensejo de serem exterminados, pois eram considerados inferiores segundo a Metodologia Ariana (Fale o que é, pois fica uma informação "vazia" quando tratada dessa maneira) formulada por Adolf Hither. Por essa razão (Vírgula) inúmeros cidadãos foram para outros países de forma legal ou ilegal, a fim de encontrar um ambiente saudável para viver.

Já em uma analise atual (Vírgula) apesar das mudanças exteriorizadas na seara da educação, saúde e nas relações internacionais, a intolerância racial, cultural e religiosa ainda são perceptíveis. Pode-se ter como exemplo o grupo extremista, Estado Islâmico, que de modo radical implementa os seus dizeres infligindo ao extremo a vida das pessoas; o fato que ilustra essa assertiva são os atentados que acometeram o povo francês. Tem-se também a imposição que vem sofrendo a população Síria em regiões que estão sendo tomadas pelo Estado Islâmico, onde as mulheres são estupradas e feitas de escravas para satisfazerem o desejo do déspota. Por isso, várias pessoas deixam seus lares com intuito de conseguir asilo em outro país. (Observe que as relações estabelecidas nesse parágrafo, a priori, não possuem uma relação "lógica". Reformule)

Desse modo (Vírgula) é possível observar que a xenofobia foi inerente no passado e presente (Isso quer dizer que ela ainda se faz presente). Com isso, faz-se necessário que a, (Sem vírgula) Organização das Nações Unidas (ONU), incentivem os países (Vírgula) principalmente os que não sejam signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) no fomento de palestras em centros educacionais, de forma a educar o jovem para que seja inibida a xenofobia. Ademais, é primordial difusão da mídia sobre os problemas que intolerâncias causam as pessoas (Dê exemplos desses problemas), esse ato incrementa para a massa populacional se conscientizem em aceitar as diferenças do próximo. Com isso, iremos caminhar para uma sociedade justa e solidária.

 

 

 

Comentários do corretor


O texto apresenta, a priori, um desenvolvimento limitado e com problemas na construção de sentido. Desse modo, faz-se necessário rever a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), além de rever, também, coesão e coerência. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200