- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual muito se tem discutido a respeito dos refugiados em relação a situação desumana e degradante que passa esses indivíduos em seus países de origem, além do desdenho que os países desenvolvidos da Europa e América com essa realidade estarrecedora (Reformule, pois este período está com a ideia incompleta e confusa). Conjeturado a esse desafio tem-se as dificuldades para os que conseguem oportunidade de se integrar em uma nova nação, pois a xenofobia é uma realidade a ser vencida.

Partido de uma analise, são vários os motivos que incentivam os indivíduos a deixarem seu ambiente familiar para imigrar em para outro país, os principais são: guerra givil, a intolerância racial, religiosa e cultural. O principal destino dos refugiados é a Europa por apresentar países desenvolvidos que podem oferecer empregos que contribuirão para a fomentação da subsistência das suas famílias. Nesse aspecto, é visto diariamente nos meios de comunicação, (Sem vírgula) a Organização das Nações Unidas (ONU), resgatando pessoas que tentam entrar ilegalmente em outros países pelo oceano com embarcações precárias, aponta (?) de arriscarem literalmente suas vidas.

Quando essas pessoas são resgatadas, as Organização Internacional, (Sem vírgula) ajudam na obtenção de asilo em um país, todavia esse pedido raramente é aceito por um temor econômico e social, (Ponto final) Com isso, os refugiados são aglutinados em campos de concentração (Vírgula) que para grande parte dos estudiosos das Ciências Humanas não passam de depósitos humanos muito próximos dos que foram criados para a execução dos Judeus na época Nazista, e tem-se esse fato enfatizado pelo Papa Francisco, discursando também que os povos Europeus devem adotar um espírito solidário que facilite a entrada de estrangeiros. Em contra posto, os que conseguem asilo para viver em uma nação enfrentam dificuldades para conseguir emprego e manter a subsistência dos familiares, não o bastante, as autoridades permanecem inertes a esta situação.

Destarte, a situação que vivem essas pessoas choca o mundo, mas não o espírito intolerante. Faz-se necessário a união de todos os países para fomentarem políticas que tornem mais fáceis a entrada dos refugiados em seus países, (Ponto final) Além disso, deve também haver esforços das autoridades na criação de leis que inibam a xenofobia e auxiliem no principio isonômico. Sendo assim, iniciativas educacionais também devem ser implementadas nos centros educacionais, mostrando a importância que uma atitude solidária a uma família desamparada impactará no meio cultural, pois segundo Durkheim em sua teoria do fato social; generalizando, exteriorizando o ser humano agirá coercitivamente de modo natural. Criando nessa magnitude um espírito solidário.




 

Comentários do corretor


Ideias presentes no senso comum. Articule e apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200