Preconceito:um problema de todos - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 21/07/2017

Status:

Corrigida
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Embora o Brasil se diz diga ser um país sem preconceito, (Sem vírgula) e um país de todos, nota-se ao o contrário quando se refere a parte social do país, a imigração. O preconceito está presente no dia a dia de todos, que mesmo sem perceber (Vírgula) comete tal ato sem querer. (Apresente a tese)

Quando uma pessoa (Vírgula) por exemplo, africana se muda para o Brasil, logo já surge julgamentos das pessoas dizendo que a pessoa só se imigrou para praticar roubos, furtos no país e muitos não mudaram com essa finalidade (Vírgula) e sim em busca de uma vida melhor para si e a família. (Ideias presentes no senso comum. Portanto, limitadas)

No Brasil (Vírgula) o preconceito entre regiões é frequente, geralmente as pessoas do Nordeste são as que mais sofrem por serem de uma região mais humilde e com poucos recursos. Muitas pessoas julgam como alagoano o trabalhador que migra para o Triângulo Mineiro uma região de Minas Gerais em busca de melhorias de vida trabalhando em usinas de cana de açúcar (Reformule). Julgam também que o cearense é cabeça chata, mineiro só fala errado e nordestinos sabem de nada, tudo isso é xenofobia um preconceito interno brasileiro (Observe que isso não é xenofobia)(Reformule)

Em busca de uma solução para o problema de xenofobia e o preconceito com os imigrantes deve-se buscar soluções para combater tal ato, trabalhar com campanhas publicitárias na TV e radio,  programas sociais que incentive as pessoas a não cometer tal ato já que é considerado um crime nas leis federais do país. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 20 Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     190


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200