Embora o Brasil se diz diga ser um país sem preconceito, (Sem vírgula) e um país de todos, nota-se ao o contrário quando se refere a parte social do país, a imigração. O preconceito está presente no dia a dia de todos, que mesmo sem perceber (Vírgula) comete tal ato sem querer. (Apresente a tese)
Quando uma pessoa (Vírgula) por exemplo, africana se muda para o Brasil, logo já surge julgamentos das pessoas dizendo que a pessoa só se imigrou para praticar roubos, furtos no país e muitos não mudaram com essa finalidade (Vírgula) e sim em busca de uma vida melhor para si e a família. (Ideias presentes no senso comum. Portanto, limitadas)
No Brasil (Vírgula) o preconceito entre regiões é frequente, geralmente as pessoas do Nordeste são as que mais sofrem por serem de uma região mais humilde e com poucos recursos. Muitas pessoas julgam como alagoano o trabalhador que migra para o Triângulo Mineiro uma região de Minas Gerais em busca de melhorias de vida trabalhando em usinas de cana de açúcar (Reformule). Julgam também que o cearense é cabeça chata, mineiro só fala errado e nordestinos sabem de nada, tudo isso é xenofobia um preconceito interno brasileiro (Observe que isso não é xenofobia). (Reformule)
Em busca de uma solução para o problema de xenofobia e o preconceito com os imigrantes deve-se buscar soluções para combater tal ato, trabalhar com campanhas publicitárias na TV e radio, programas sociais que incentive as pessoas a não cometer tal ato já que é considerado um crime nas leis federais do país. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 20 | Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 190 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |