Os refugiados e os seus obstáculos - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 21/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os diversos desastres naturais, como o terremoto no Haiti em 2010 (Vírgula) por exemplo, ou ainda conflitos político-religiosos que ocorrem em muitas regiões do mundo, como a Guerra na Síria, ocasionam destruições fatais e nocivas às vítimas ou inocentes que são impactados com tais tragédias sendo obrigados a deixarem seu país de origem para que se refugiem em outros lugares, lidando com um constante sofrimento por consequência de uma má imigração, em consonância com a aversão ao que é estrangeiro: a xenofobia.

No que se refere à imigração, é evidente a crise vivida pelos refugiados na trajetória rumo ao país seguro, já que segundo o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), cerca de 2.510 imigrantes morreram no Mar Mediterrâneo em direção à Europa (Vírgula) pois estes estavam em embarcações precárias com condições favoráveis para que houvesse os naufrágios. Ademais, há ocorrência de tráfico de refugiados por criminosos que os exploram e maltratam.

Outrossim, os refugiados que conseguem chegar ao país de ajuda precisam não somente lutar por sua sobrevivência e permanência nele, como também lidam diretamente com a xenofobia que os impedem de conseguir emprego e moradia, pois sofrem o preconceito racial, cultural etc. Existem muitos sentimentos xenofóbicos em nosso país, como na cidade de Canoas/RS (2016) onde um brasileiro ofende um homem por ele ser haitiano, por exemplo (Cuidado com o reducionismo).

Tais problemas enfrentados pelos refugiados necessitam de medidas solucionais, (Ponto final) Portanto, é primordial que o governo responsável pelos imigrantes, (Sem vírgula) invistam na construção de alojamentos com pessoas capacitadas para recebê-los (Vírgula) ajudando-os com alimento e moradia. Além disso, deve ser creditada uma maior atenção para a Guarda Costeira, reforçando-a, para que ajudem caso naufrágios aconteçam. O aumento de leis e anos de prisão para traficantes de imigrantes e xenofóbicos, também é necessário. Cabe à sociedade incentivar palestras em escolas ou na internet que conscientizem a negação à xenofobia, (Sem vírgula) e colaborar com trabalhos voluntários concedendo apoio emocional aos refugiados que sofrem com tantos impactos diferentes em suas vidas.

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas no texto, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200