As migrações internacionais a partir do século XX (Vírgula) e principalmente no século XXI, caracterizam-se pelo fluxo de pessoas de países subdesenvolvidos para os desenvolvidos por diversas razões, dentre elas, a busca por melhores condições de vida. Entretanto, realidades adversas são encontradas por esses migrantes ao chegarem nos países, como a xenofobia, definida como aversão, preconceito ou repúdio a povos estrangeiros, e também uma patologia psicológica. Nesse sentido, convém analisarmos os principais aspectos a respeito do tema afim a fim de amenizar ou solucionar o problema.
Diante desse cenário, observa-se comportamentos, em alguns países, de movimentos organizados em repúdio a esses fluxos migratórios e as populações estrangeiras, fruto de um etnocentrismo velado, comenta o doutor em História, Leandro Karnal, em entrevista à rádio Bandeirantes, que cita também o exemplo de Hitler e todo seu ódio e perseguição aos judeus nos campos de concentração na Alemanha.
Convém ainda ressaltar,(Sem vírgula) que além de ser compreendida como um fenômeno patológico, a xenofobia possui característica social, uma vez que os imigrantes disputam vagas de emprego com os habitantes locais, que os veem como uma ameaça nesse sentido. Esse quadro se complica (Vírgula) visto que muitas vezes a mão de obra estrangeira é mais barata, devido à falta de regulamentação trabalhista adequada para os imigrantes.
Uma triste realidade que merece destaque é a retomada de ideias separatistas, (Sem vírgula) que pareciam terem perdido força com a queda do muro de Berlim. A eleição de um político com propostas e ações tão radicais como a de criar um muro na fronteira com o México e ainda atribuir as despesas aos próprios mexicanos como Donald Trump evidencia isso.
Dessa forma, afim a fim de amenizar ou solucionar o problema da xenofobia, devemos instrui certas ações. A priori é necessário que os governos dos principais territórios se reúnam com a ONU (Organização das Nações Unidas) para criar uma política que dívida a responsabilidade entre essas nações em ajudar principalmente os migrantes refugiados, com alimentação, moradia, e (Vírgula) posteriormente (Vírgula) com toda a regulamentação e ensino da língua falada (Vírgula) para que depois, cada vez mais (Vírgula) países se juntem a causa. A longo prazo, essas nações devem criar campanhas de que incentivem a paz mundial e inserir nas escolas projetos que apresentem a realidade de outros países, (Sem vírgula) e povos (Vírgula) afim a fim de estimular a solidariedade.
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto estão limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |