Na edição de número trinta de J. Kendall, aventuras de uma, criminóloga a protagonista, (Problemas na construção de sentido) Júlia, investiga um homicídio em uma residência de imigrantes mexicanos que vivia nos Estados Unidos, uma família que passava por muitas dificuldades financeiras e desolação devido problemas de adaptação ao país, morando em bairros insalubres.
Fora dos quadrinhos, a realidade do Brasil e de alguns países europeus não é diferente. Os motivos para que se tenha tantos refugiados é devido às condições precárias encontradas em seus países, (Sem vírgula) como a pobreza, a violência, as guerras e as perseguições religiosas, como no caso dos refugiados da Guerra na Síria, no Afeganistão e na Somália, que foram obrigados a abandonar seus países na esperança de achar refúgio em outro. (Discussão limitada)
Países em desenvolvimento, como o Brasil, possuem muitas carências no setor da educação e da saúde pública. E a chegada de refugiados que precisam de empregos, moradias e escolas para seus filhos torna-se complicada devido adaptação à a cultura, ao idioma e às as próprias carências do país. À medida que refugiados estrangeiros cresce no país, a descriminação étnica e religiosa tende a se intensificar como no caso do preconceito aos refugiados haitianos, e os cubanos do programa mais médicos (Desenvolva mais essa ideia no texto).
Um caminho possível para amenizar o problema, (Sem vírgula) seria o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego para desenvolver projetos que visassem empregos para os refugiados (Vírgula) e que as escolas disponibilizassem vagas para as crianças refugiadas para que obtenham conhecimento e aprendam o português. Os mecanismos de comunicação como Internet, (Sem vírgula) e a televisão também podem ser usados para contar as histórias destes imigrantes como uma forma de aproximar e sensibilizar a sociedade para que se diminua a descriminação.
Comentários do corretor
Não há tese.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, reveja, também, coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |