- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 20/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No período pré-histórico, a migração era uma prática muito recorrente e isso era devido a diversos fatores que vão desde o esgotamento de recursos até a busca por um lugar melhor, logo, uma questão de necessidade. Entretanto, com o advento das tecnologias e das ciências, os seres humanos passaram a permanecer mais tempo em determinados lugares e neles sedimentar uma história, uma culta cultura, um povo e uma nação; mas as práticas migratórias ainda não acabaram, tornando-se em uma problemática mundial, pois em pleno século XXI a mesma (Use a mesma quando houver sentido de igualdade) ainda é uma realidade para muitos.

Países emergentes e de primeiro mundo são alvos constates de práticas migratórias. Não são poucos os exemplos, pois a matéria é reiteradamente divulgada nas mídias sociais e as histórias nem sempre acabam bem para aqueles que buscam uma vida melhor como, por exemplo, os navios que naufragarão naufragaram com habitantes do continente africano, os quais desejavam ingressar na Europa. Outro exemplo recente é o dos haitianos que migraram para o Brasil depois dos terremotos no Haiti. (Apenas expõe)

Por outro lado, apesar das dificuldades que os imigrantes encontram no processo de migração, quando logram êxito, eles passam a enfrentar outras problemáticas como a xenofobia e a exploração, as quais acarretam uma vida precária. O trabalho análogo ao de escravo é uma realidade constante para os imigrantes, (Ponto final) No sul do Brasil, (Sem vírgula) vários haitianos foram encontrados vendendo doces e produtos falsificados nos semáforos e avenidas. Ainda nesse sentido, outro problema que os imigrantes enfrentam é o da xenofobia, pois muitos não aceitam e os discriminam, o que acarreta grandes dificuldades de socialização e de reestruturação familiar.

Portanto, nota-se que a problemática da migração é bem atual, devendo tanto os Estados quanto as sociedades se unirem a fim de mitigar tanto as causas da migração quanto as suas consequências. Ademais, é de fundamental importância que as mídias, as escolas e universidades desenvolvam projetos e campanhas de conscientização e de promoção do respeito e da ressocialização dos migrantes (Vírgula) a fim de assegurar a dignidade deles, preceito o qual a nossa Carta Magna assegura como fundamento da República do Brasil.
 

 

Comentários do corretor


Argumentação limitada. Logo, faz-se necessário articular mais as ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200