Os refugiados e questão da xenofobia - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 19/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hodiernamente o mundo está incluso a um cenário onde as guerras civis, que têm como principal consequência os refugiados (Ficou estranho. Reformule), se tornaram as principais noticias veiculadas. Umas das guerras mais notórias ocorre na Síria, país asiático que vem sofrendo com conflitos internos desde 2011, (Sem vírgula) quando ocorreu a Primavera Árabe. Porém o que agravou ainda mais essa guerra, (Sem vírgula) foi que a mesma deixou de ser meramente política, e chegou as vias de fato (Vírgula) tratando de assuntos também religiosos, ocasionando (Vírgula) desde então (Vírgula) mais de 100 mil mortes e 2 milhões de refugiados. (Apresente a tese)

É válido ressaltar a diferença entre os significados das palavras imigrante e refugiado, onde em que o primeiro refere-se a alguém que por vontade própria está deixando seu país de origem, seja para trabalhar ,estudar, entre outras coisas, já o segundo trata-se de uma pessoa que por motivos de forças maiores, como por exemplo, guerras internas como a da Síria, são obrigadas a sair do país onde vivem. Estes são os chamados refugiados, e em sua maioria deixam o país em situações horrendas, em barcos extremamente lotados de pessoas, onde muitos (Vírgula) por sua vez (Vírgula) acabam naufragando e matando centenas delas, e os que resistem a tamanha animalidade, (Sem vírgula) quando chegam a um novo país são vistos como um ser incomum, e sofrem com a questão xenofóbica.

A Europa é o continente que mais abriga os refugiados em todo o mundo, porém a mesma  (use somente quando houver a ideia de igualdade) está passando por diversas oposições que são contra a essa política de aceitação dos mesmos. Isso (Vírgula) porque (Vírgula) muitos europeus acreditam que com um grande fluxo de refugiados se asilando em seus países, os seus trabalhos e espaços estarão tomados, e ainda há o medo de ataques terroristas. Acontece que essas pessoas precisam de um lugar para tentar um recomeço de vida, e nesse momento elas têm a necessidade mais que nunca de serem ajudadas, afinal de contas é um novo país, com uma nova língua e um novo costume. A mídia deveria ajudar nesse aspecto, mostrando para os habitantes do país todas as dificuldades que o refugiado enfrentou para sobreviver e estar ali, e o quão importante é a ajuda de todos. A ONU (Organização das Naçoes Unidas) também deveria intervir mais, (Sem vírgula) através de conferências para tentar amenizar a tensão nesses países que tanto sofrem com a guerra.

Comentários do corretor


"Os refugiados e a questão da xenofobia".

Discussões limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200