Um novo recomeço - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 19/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2015, a morte de um menino sírio-curdo de três anos, na Turquia, tornou símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio. Junto com ele morreu morreram afogados, no naufrágio de uma embarcação superlotada, mais onze pessoas. Para fugir das guerras (Vírgula) e perseguições políticas e religiosas, muitas pessoas se arriscam a imigrar para outros países em busca de refúgio. Mas (Vírgula) em grande escala (Vírgula) são recebidas pelo preconceito e a falta de solidariedade.

As guerras (Vírgula) e as perseguições políticas e religiosas (Vírgula) são as principais responsáveis pelo aumento da imigração. (Sem ponto final, use a vírgula) pois, para sobreviver aos atentados (Vírgula) muitas pessoas buscam refúgio em outros países. Mas nem todos são bem aceitos pela sociedade, como na atual situação de conflitos que se encontra no Oriente Médio, muitas pessoas temem que entre os refugiados tenham terroristas. Há outros (Seja mais objetivo) também que acreditam que refugiados exercem uma influência negativa na economia do país em que eles se abrigam, com a consideração de que eles tomarão as vagas de emprego disponíveis, sem levar em conta que muitos deles para sobreviver aceitam trabalhos em condições insalubres.

Os refugiados, quando veem apenas na imigração uma solução de sobrevivência, sofrem ao ter que deixar suas casas, sua cultura e até alguns familiares para trás para arriscar sua vida em caminhos incertos, sem saber se ao menos alcançará outro país com vida. Assim, tudo que se espera dos outros países é solidariedade e apoio, visto que eles terão de enfrentar a dificuldade de se adaptar a uma nova cultura, a aprender um novo idioma e a buscar meios para se sustentar financeiramente.

Abrigar a quem precisa não deve ser visto só como ponto negativo para a economia, pode ser visto pelo fato de que essas pessoas acrescentam novas culturas a um país, como culinária, músicas e artes diferentes e isso torna um ponto positivo para a economia de um país. Mas (Vírgula) maiormente, refugiados devem ser abrigados com solidariedade e apoio, pois foram obrigadas a deixar seu país para sobreviver a guerras e perseguições, e buscam em outros lugares apenas um recomeço e a oportunidade de viver.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200