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Banco de Redações Título: Vizinhos, um recomeço

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Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Redação enviada em 18/07/2017 21:20

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Guerras, crises econômicas, conflitos. Não são poucos os motivos que levam um grupo de pessoas a fugir de seus país em busca de segurança e liberdade. Países vizinhos, geralmente, são locais escolhidos como refúgio. Porém, como a imigração pode ser benéfica para o país e de que forma a população nativa pode reagir? (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

A população economicamente ativa de vários países está envelhecendo. Estudos recentes mostram que cerca de 21% dos imigrantes, vindos as Síria para o continente Europeu, possuem faixa etária entre 17 e 35 anos e com curso superior. Este aspecto contribui de modo a aumentar a mão de obras qualificada nos países além de rejuvenescer a população, contribuindo para a economia. Contudo, o mesmo aspecto costuma ser mal visto pelos indivíduos daquela região.

Desconfiança, temor, antipatia por pessoas de fora do país, são características comuns da xenofobia. Uma parte dos moradores enxergão enxergam nesses imigrantes problemas que estão levando para suas vidas. Diminuição dos empregos (Vírgula) aumento de sem teto e da violência. Vários são as tentativas de argumentação que visam dificultar a entrada desses imigrantes. Este comportamento é bem frequentes e amplamente divulgado pelas mídias, onde geralmente a os próprios moradores afirmam: “não queremos essas pessoas aqui”!

Por fim, com seus direitos humanos mais importantes ameaçados, liberdade e vida, essa população está disposta a começar do zero em países vizinhos. Levando todo seu conhecimento e cultura. Contudo o sentimento da xenofobia se faz presente. Escolas e Ongs podem contribuir através de palestras e campanhas com a conscientização além de fornecer abrigos temporários. A ONU também pode contribuir, com seus países membros, organizando regiões onde podem realocar essas pessoas.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, coesão e coerência. Articule mais as ideias que são discutidas ao longo do texto, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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