Dificuldades da imigração - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 18/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O presidente dos EUA gerou muitas polêmicas ao longo de seus primeiros meses de mandato por causa de várias medidas de restrição de imigrantes e refugiados no país, dentre elas está a construção de um muro na fronteira com o México e a proibição da entrada de pessoas de sete países de origem muçulmana. Diante destas notícias fica evidente que a questão dos refugiados não é vista de forma positiva pela maior parte dos governantes e população, entretanto, será mesmo que a vinda de imigrantes em um país seja mesmo um problema?

As guerras, fome e o terrorismo são os principais fatores de tantos desabrigados que procuram por uma vida nova. Grande parte dos refugiados vem de países do Oriente Médio e procuram por novas oportunidades de vida em países da Europa e os Estados Unidos principalmente. O número de refugiados é o maior da história desde a Segunda Guerra Mundial, entretanto os problemas enfrentados pelos imigrantes continuam sendo os mesmos. O choque cultural, a xenofobia e a intolerância são o grande problema, os nativos têm a ideia de que essas pessoas irão roubar seus empregos e aumentar a insegurança. Se não bastasse isso, os muçulmanos sofrem exclusão social pela relação da religião islâmica com o terrorismo, gerando assim medo e desconfiança da população. (Desenvolva mais as ideias)

Precisa-se entender que a vinda de pessoas de outros países pode ser positiva para a economia. Uma pesquisa recente mostrou que 21% dos sírios que estão migrando para a Alemanha possuem curso superior, isso de alguma forma traz novas experiências para grandes empresas além de novas oportunidades de negócios, derrubando aquela velha ideia de que imigrantes poderiam aumentar a violência em um país. A pluralidade cultural é outro ponto positivo que a imigração possibilita, trazendo assim para a população um maior conhecimento de mundo e o respeito às as diversas culturas.

Portanto, medidas que facilitam a legalização da entrada de refugiados são muito necessárias, já que muitos destes não possuem documentos por ter perdido tudo em guerras e desastres. Além disso, políticas públicas que incentivam a abertura de pequenas empresas por estrangeiros e sistemas de cotas para refugiados entrarem em universidades são de extrema importância, assim como campanhas de conscientização contra o preconceito e a xenofobia em veículos de comunicação. Desta forma, os refugiados teriam um lugar para recomeçar suas vidas e deixariam de ser um grande problema.
 

Comentários do corretor


As discussões estão limitadas. Faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200