gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: A inferiorizarão sobreposta aos refugiados

Banco de Redações

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Redação enviada em 18/07/2017 10:48

PUBLICIDADE

A migração de refugiados para os mais inúmeros países é causada por diversos fatores, entre eles podemos destacar: as guerras, (Sem vírgula) como (Vírgula) por exemplo, na África, Oriente Médio e na Ásia, conflitos armados, perseguição política, religiosa ou ainda a discriminação. Os refugiados encontram como obstáculos (Vírgula) nos países para onde migra, o preconceito, falta de empatia pela sua causa, péssimas condições de trabalho e impossibilidade de legalização da permanência. O referido assunto é pauta de recentes discussões políticas que buscam uma devida solução, demonstrado ser um tema de extrema importância social. 

Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), estima-se que exista cerca de 15 milhões de refugiados, sendo que a maioria reside no país em que se refugiou de forma ilegal, isto é, não possuem autorização do país receptor para permanecerem nele, favorecendo vertentes como o trabalho informal em troca de baixos salários e condições subumanas, aspecto reforçado pelo fato da regularização de permanência ser inviável aos refugiados pelo alto custo. Esta forma de sobrevivência evidencia que a busca pela melhoria nem sempre é alcançada, no entanto é mais preferível, (Sem vírgula) se comparada à a vivida no país de origem.

O preconceito para com os refugiados é advindo da pouca informação ou da ausência desta, a respeito destes indivíduos. A xenofobia quando referente às pessoas do Oriente Médio, (Sem vírgula) ocorre muitas das vezes pela associação destas aos atos terroristas. Do mesmo modo os refugiados da África sofrem com a xenofobia, porém esta é causada principalmente pelo preconceito racial. Ambas as discriminações estão presente em maior nível nos países desenvolvidos, uma vez são mais avessos e protecionistas a tais migrantes. Nota-se, portanto (Vírgula) que há um absenteísmo do sentimento empático pelo próximo e que a prática de tal atitude estimula ainda mais a violência, sendo justamente este o motivo da fuga do expatriado e que ele torna a sofrer.

Em suma, para que haja as devidas mudanças no quadro dos refugiados e, sobretudo nos países receptores, (Sem vírgula) a educação ainda é a melhor opção. É necessário que informações e discussões sobre a desagregação do preconceito, (Sem vírgula) sejam transmitidas com a ajuda das instituições sociais como as escolas, a família (Vírgula) e também pela mídia, através de palestras e propagandas. Além da integração destes indivíduos a sociedade, que se firmada pode (Vírgula) como afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI), melhorar a economia do país, aumentando a força jovem e a demanda de produtos e serviços. Medida esta, (Sem vírgula) que beneficia tanto ao país receptor quanto ao cidadão refugiado. Assim o mundo caminhará para um futuro na qual a empatia e o respeito são, sobretudo primordiais.
 

Comentários do corretor


Cuidado ao usar primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo. 

As ideias do texto estão limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola