- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 15/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indiscutível que a grande onda de migrações é um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada e urgente em nossos dias, não só por estar relacionado ao desenvolvimento de um país (Vírgula) mas também na relação de busca por uma vida mais digna.

Convém lembrar que, (Sem vírgula) desde o inicio do séc. XVI (Vírgula) com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, o deslocamento populacional se dava em busca de terras e bens materiais se expandindo, não diferente do que ocorre atualmente. Entretanto (Vírgula) a demanda por uma vida melhor se dá por fatores socioeconômicos como o desemprego e a pobreza (Vírgula) mas também por políticas como perseguições e guerras.

Além disso, a intensificação dos refugiados é o grande causador do aumento populacional em seu país de acolhida, trazendo falta de estrutura para mantê-los e sendo vistos como pragas, "ladrão de emprego" (Vírgula) mesmo que muita das vezes só consigam sub-empregos; (Ponto final) No entanto (Vírgula) a biologia nos mostra (Vírgula) com Darwin, que nem sempre é o mais forte quem sobrevive, mas quem se adapta a novas circunstâncias.

Nesse sentido, podemos perceber o quanto são desvalorizados por carregarem um rótulo de refugiados, sofrendo até aversão ao estrangeiro trazendo a formulação de leis e fiscalização impedindo que ultrapassem barreiras, (Ponto final) Porém (Vírgula) mesmo com essa problemática (Vírgula) as pesquisas apontam que anualmente 200 milhões de pessoas se deslocam de um país para o outro.

Sendo assim, a ONU (Organização das Nações Unidas) deve se preocupar em manter uma boa relação entre os países, buscando uma qualidade de vida melhor para eles. E a OIM (Organização Internacional de Imigração) propor cuidar do deslocamento de cada indivíduo e sua introdução social em um país; afinal, segundo Platão defendia, (Dois pontos) "O importante não é apenas viver, mas viver bem.".

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, articule e apresente mais ideias no texto, visto que o desenvolvimento está limitado. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200