Destruição de cidades, guerras intermináveis, conflitos políticos e religiosos, são acontecimentos estarrecedores em países como: República Democrática do Gongo, Sudão do Sul, Afeganistão, Síria e outros. Essa realidade apresenta hostilidade à população, porque estão na iminência de bombardeios e artilharias. Dessa maneira, portanto, (Redundância) muitos buscam refúgio em países distantes, mas a problemática do preconceito, violência e exclusão social, (Sem vírgula) ainda equacionam situações degradantes e injustas.
Com base nessas considerações, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ANHCR, mostra que o número de expatriados aumenta exponencialmente. Logo, muitos países da África e do Oriente Médio encontram-se em condições desumanas para viver. Levando muitas famílias a realizarem imigração; constituindo uma forma de êxodo forçado e, sobretudo, humilhante. (Vírgula) pois milhares perdem suas casas, emprego e documentos. Faltam alimentos e água potável. Então é um quadro social e político injusto a esses indivíduos, causando indignidade a comunidade internacional. (Discussão limitada)
Ademais, apesar dos emigrados obterem sobrevivência em outros países, a xenofobia e outros preconceitos perpetuam-se, talvez pela razão de estereótipos relacionados a homens-bomba, religião ou temor na concorrência por vagas de trabalho. Além disso, a violência psicológica e verbal é uma negativa existente para esses povos, e a exclusão social, xingamentos e ausência de tratamento cardeal, colaboram para sentimentos de inferioridade e, consequentemente, podendo agravar uma depressão já existente em alguns.
Sendo assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. No entanto, precisa haver acordos diplomáticos sérios e, assim, viabilizar ações mais justas e éticas a essas populações. Para isso, os governos internacionais podem sancionar leis mais brandas em suas políticas de imigração. Contudo, às vezes não falta consciência, é preciso de sensibilidade na construção do respeito ao próximo.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente mais fatos e os discuta, visto que o desenvolvimento do seu texto está limitado, pois há mais exposição. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |