Os refugiados e seus desafios no século XXI - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 15/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A questão do deslocamento em massa de pessoas não é um problema recente, (Ponto final) Desde o fim da Segunda Guerra mundial, em 1945, vivenciamos esse drama vivido pelos refugiados, pessoas que são obrigadas a abandonarem seus países em busca de uma vida melhor, entretanto acabam se deparando com outra realidade, encontrando descriminação, portas fechadas e falta de oportunidades no país de tentativa de asilo. (Problema na construção de sentido. Reformule)

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), vivemos uma das piores crises humanitárias, pois são mais de 60 milhões de pessoas que deixaram seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos.. (Ponto final) Essas pessoas são abrigadas, em maior quantidade, nos países emergentes (Cite alguns), entretanto esses países não possuem recursos necessários para atender com qualidade a população nativa apresentando um desafio para os seus abrigados, visto que eles não conseguem recursos para se manterem no país e acabam aceitando trabalhos perigosos e mal remunerados por problemas de documentação e concorrência com os habitantes locais (Quais recursos?).

Por outro lado (Vírgula) os países que possuem mais condições de recepção dessa população apresenta uma rígida política de migração, muita das vezes ,uma atitude xenófoba tomada por idealizações baseadas em esteriótipos, por conta dos últimos atentados. Devido a isso e tomado pelo desespero, muitas pessoas buscam uma tentativa de salvação e optam pelo transporte ilegal, como a rota do mar mediterrâneo, usando embarcações precárias e com a falta de segurança acabam morrendo naufragados. (Sem ponto final) antes mesmo de chegarem ao seu destino final.

Fica evidente, portanto, a situação de emergência vivida interna e externamente pelos refugiados.. (Ponto final) Dessa forma, é necessário uma ação, em conjunto, da ONU com países europeus para aumentarem o número de caminhos legais (Ponto final) Além disso, devem ser criadas ONG's de atuação internacional que auxilie a burocracia de asilo e garanta os cuidados necessários para os expatriado. Afinal, segundo Platão defendia, o importante não é apenas viver,mas viver bem (Use aspas em caso de citação).




 

Comentários do corretor


O desenvolvimento das ideias estão limitadas. Apresente fatos e os articule para que o seu posicionamento acerca do tema fique evidente. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200