Muito se debate sobre o número de refugiados que imigram todo ano, isso acontece frequentemente por conta das guerras, desastres naturais, e dentre outros motivos que impedem a moradia naquele lugar, partem para tentarem sobreviverem em outro país, passam fome e sede, alguns nem chegam vivos, esse é um grande problema, é um pesadelo mais tragicamente a triste realidade do mundo. (Apresenta problemas na construção de sentido)
Em conseqüência disso, vê-se, (Sem vírgula) a todo instante reportagens que mostram haitianos, bolivianos, que vem para o Brasil e até mesmo outros lugares, em questão disso muitas vezes saem para tentar uma vida melhor, buscam por boas condições.
No ano de 2011 o Japão sofreu com um grande tragédia, um tsunami que atingia não só aquela região, mas uma grande parte de cidades ao redor, trazendo um grandes números de mortos e desaparecidos, e alguns sobreviventes que não tinham outra opção, a não ser deixar o seu lugar de origem, já que para reconstruir uma vida ali não ia ser fácil, sem falar (Marca de oralidade) na forma que seriam tratados ao chegarem naquele lugar, podendo ser até mesmo vítimas de "xenofobia" um tipo de preconceito, uma certa desconfiança daquela pessoa, isso ocorre bastante por conta das culturas dos países que são muito diferentes,os idiomas, até mesmo por conta da cor de pele são rejeitados quando vão procurar um emprego, maioria das vezes são maltratados.
Dessa forma, esses refugiados e imigrantes são a prova viva de pessoas lutadoras, (Sem vírgula) que só querem uma vida normal como a de qualquer pessoa, é imprescindível que todos se conscientizem, que se sensibilizem de que eles são seres humanos, e não devem se tratados com falta de respeito só pelo fato da cultura deles ser diferente (Como é possível atingir isso? Apresente a proposta de intervenção).
Comentários do corretor
Discussões limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |