O pré-conceito e a desumanização do desconhecido. - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 13/07/2017

Status:

Corrigida
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Os refugiados são desconhecidos, (Sem vírgula)e pré-julgados inadequadamente. Porém (Vírgula) nada os impede de se adaptar ao atual país onde residem.

Há diversidade cultural em todo o mundo, somos criados com base aos costumes e crenças de nosso país de origem. O pré-julgamento e generalização de uma população com base em uma minoria extremista é a condenação de milhares de inocentes causados pelo pré-conceito e xenofobia, descartando a possibilidade de se reaver os seus direitos humanos que já lhe foram tirados.

O ser humano é adaptável a situações em que lhe são apresentadas, a oportunidade de reconstrução de uma nova vida em um novo ambiente, (Sem vírgula) é a chance de se recuperar o interesse de viver que lhes foram tirados (Dê exemplos).

O aproveitamento da chegada de novas pessoas capacitadas aumentará o desenvolvimento do país, como os 21% dos Sírios com curso superior completo que imigraram para a Alemanha, trazendo oportunidades de mão de obra diversificada e conseqüentemente mais opções de preço, e entre tantos outros fatores de melhorias para o país.

O pré-conceito tem o conservadorismo nacionalista e patriarcal como aliado, e mesmo apesar de sempre sermos disciplinados para sermos sempre empáticos com os nossos semelhantes, a proibição da entrada de refugiados é a forma mais desumana de negação a vida e direitos humanos de qualquer população.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias limitadas. Desse modo, procure articular mais os argumentos. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200