Os refugiados são desconhecidos, (Sem vírgula)e pré-julgados inadequadamente. Porém (Vírgula) nada os impede de se adaptar ao atual país onde residem.
Há diversidade cultural em todo o mundo, somos criados com base aos costumes e crenças de nosso país de origem. O pré-julgamento e generalização de uma população com base em uma minoria extremista é a condenação de milhares de inocentes causados pelo pré-conceito e xenofobia, descartando a possibilidade de se reaver os seus direitos humanos que já lhe foram tirados.
O ser humano é adaptável a situações em que lhe são apresentadas, a oportunidade de reconstrução de uma nova vida em um novo ambiente, (Sem vírgula) é a chance de se recuperar o interesse de viver o que lhes foram tirados (Dê exemplos).
O aproveitamento da chegada de novas pessoas capacitadas aumentará o desenvolvimento do país, como os 21% dos Sírios com curso superior completo que imigraram para a Alemanha, trazendo oportunidades de mão de obra diversificada e conseqüentemente mais opções de preço, e entre tantos outros fatores de melhorias para o país.
O pré-conceito tem o conservadorismo nacionalista e patriarcal como aliado, e mesmo apesar de sempre sermos disciplinados para sermos sempre empáticos com os nossos semelhantes, a proibição da entrada de refugiados é a forma mais desumana de negação a vida e direitos humanos de qualquer população.
Comentários do corretor
O texto apresenta ideias limitadas. Desse modo, procure articular mais os argumentos. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |