A busca por dignidade, igualdade, tranquilidade e qualidade de vida são os desejos de qualquer sociedade. Contudo, as diferenças de religiões, culturas e o desejo de impor uma única ideologia numa população multicultural causam conflitos armados e destruições, de maneira que expõem o corpo social a se refugiar em outros países, os quais enfrentam diversas dificuldades.
Os refugiados imigram para países que ofereçam a oportunidade de recomeçar a reconstruir família e bens matérias, visto que passaram por tragédia humanitária, guerras armadas, miséria e violação dos diretos humanos (Dê exemplos). Ademais, na atualidade (Vírgula) 60 mil pessoas deixaram o seu país a sua nacionalidade, segundo a Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), sendo que os principais imigrados têm como origem a África, a Ásia, o Oriente Médio e a Europa.
Outrossim, umas da maiores dificuldades ao recomeçar são a xenofobia, dificuldade para aprender a língua, em adquirir documentos, moradia e de encontrar um trabalho para se manter. Neste contexto, o politico e ativista social Nelson Mandela, relatou que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Neste sentido, a melhor forma de combater a diferença presente na sociedade e pelo caráter imposto pela família e escola à criança durante a sua fase de aprendizagem.
Destarte, é notório que os refugiados enfrentam dificuldades para recomeçar em outro país. Desse modo, é fundamental que o governo busque alternativas para facilitarem as mudanças de vida, desde projetos com integração sociais, laboral e de educação até a sua legalização, (Ponto final) Além disso, a população deve contribuir com acolhimento das famílias e com voluntários disposto a ensinar o idioma do seu país, a fim de que os indivíduos sejam bem aceitos na sociedade, não só com seus diretos preservados e sim respeitados como ser humano e integrante daquela nação.
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, mas pouco articuladas. Elabore um projeto de texto para ajudar a organizar as ideias que serão discutidas ao longo do desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |