A guerra na Síria e o domínio do Oriente Médio pelo grupo terrorista Estado Islâmico tem levado milhares de pessoas a se deslocarem para diversas regiões do mundo, principalmente para a Europa, muitas vezes em embarcações precárias, arriscando suas vidas em busca de abrigo.
Mas nem sempre esses refugiados recebem apoio dos países para os quais se deslocaram em busca de ajuda. Os imigrantes e refugiados de todo mundo sofrem com a xenofobia, principalmente os muçulmanos, pois os governos de vários países europeus e os Estados Unidos veem a entrada de muçulmanos em seu país como uma ameaça a ataques terroristas.
Só que a maioria dos muçulmanos que estão saindo de seus países de origem não tem ligação nenhuma com o Estado Islâmico. Eles estão se deslocando para outras regiões do mundo justamente para fugir da violência do Estado Islâmico.
Os refugiados estão apenas buscando proteção, amparo, refúgio. Eles estão lutando pelo seu direito de sobrevivência. Nós devemos nos solidarizar com essa situação, desenvolver a empatia e o amor ao próximo (Tipo de construção clichê). Devemos também aprender a aceitar e conviver com as diferenças, pois diferenças culturais e religiosas não devem se sobrepor ao direito à vida.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |