A imigração da sobrevivência e do recomeço - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 11/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As inúmeras guerras civis que assolam boa parte das nações africanas são responsáveis por criar um número cada vez maior de refugiados. Nesse contexto, eles fogem de seu país de origem na tentativa de sobreviver, (Ponto final) Entretanto, nem sempre encontram uma receptividade adequada nos países para qual migram, pois a xenofobia é muito intensa e, muitas vezes, falta apoio do governo local para garantir suas necessidades básicas. Logo, todas essas dificuldades tornam ainda mais complexo o processo de imigração e a luta pela sobrevivência.

No total, 438 mil refugiados pediram asilo em países do bloco europeu até o fim de julho de 2015, revela dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Contudo, inúmeros países europeus tem dificultado a entrada de novos imigrantes fechando suas fronteiras, o que pode ser visto como uma atitude cruel, uma vez que eles só buscam segurança e um recomeço para suas vidas. Além disso, muitos países negligenciam atender as suas necessidades básicas como roupa, alimentação e moradia. Portanto, inúmeros refugiados vivem em condições precárias e indignas que contradizem o slogan de bem-estar social pregado pela união europeia.

O medo de "roubar" seus empregos e a visão de que os refugiados representam uma ameaça para a segurança do país são alguns dos mitos criados por xenófobos que constroem uma visão negativa acerca desse grupo. Entretanto, aqueles que praticam a xenofobia desconhecem a dor de ter que deixar para trás sua antiga vida e as dificuldades que surgem para adaptar-se a uma nova língua e a uma nova cultura. Assim, o acolhimento que muitos imigrantes recebem é desumano e ausente de empatia.

Em suma, a ONU deve tentar solucionar os problemas no país de origem dos imigrantes que causam o fluxo migratório e isso deverá ser feito com bom senso e diplomacia. Além disso, as nações de destino dos refugiados devem garantir que eles recebam moradia, alimentação, roupa e tratamento médico dignos até que futuramente eles sejam realocados, inseridos no mercado de trabalho ou ainda retornem ao país de origem após a guerra. Tais medidas irão diminuir o crescente número de refugiados, reduzir as condições precárias a que muitos estão sujeitos a viver no país de destino e constituir-se em um apoio para um recomeço.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias interessantes, mas precisam ser mais desenvolvidas.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200