- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 10/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Refugiados são pessoas que pedem abrigo a outros países por diferentes motivos como perseguição política, motivos de raça, religião, guerrilhas ou mesmo por causa da fome. Nesse sentido, é necessário destacar os problemas por eles enfrentados durante o deslocamento, bem como os preconceitos proferidos contra esses grupos quando se instalam no novo território.

Relativo aos problemas enfrentados pelos refugiados durante o percurso ao país de destino, isso se deve ao enrijecimento do controle da entrada de imigrantes por parte alguns países e as condições desumanas enfrentadas por eles. Esta pelo fato de saírem de seu país praticamente tendo como único pertence a sua vida e a de sua família. Logo, durante a trajetória não terão as condições dignas de alimentação e de buscarem transportes adequados para chegarem ao destino desejado. Já aquele é condições impostas, sobretudo em países mais desenvolvidos (Vírgula) com o intuito de restringir a quem neles entram. Daí (Marca de oralidade) um dos motivos de países emergentes serem grandes receptores desses grupos por possuírem controle menos rígido. Exemplo desses problemas é o grande numero de imigrantes que morrem no Mar Mediterrâneo na tentativa de chegarem ao continente europeu ilegalmente.

Seguindo nessa mesma perspectiva, não bastasse as dificuldades das travessias, ao instalarem-se se instalarem no país desejado, (Sem vírgula) muitos passam a sofrer com preconceitos, nesse caso, conhecido como xenofobia, que é aquele que nacionais injuriam estrangeiros. Entre os motivos para esse problema estão os argumentos como “vão tomar nossos empregos” ou “o Estado gastará nosso dinheiro com estrangeiros”. (Vírgula) e se esquecem-se tais pessoas que os refugiados lá estão não por vontade própria, mas sim, (Sem vírgula) por condições mais dignas de sobrevivência. Além disso, caso sejam inseridos adequadamente na sociedade poderão trazer crescimento econômico para o país, visto que no caso dos imigrantes sírios, por exemplo, muitos possuem nível superior e, portanto, ao disporem empregos a eles, consequentemente, aumentará a população economicamente ativa do Estado que acolhê-lo.

Os refugiados, portanto, precisam de facilidades para adentrar em novos países, uma vez que não possuem que condições de permanência, principalmente, (Sem vírgula) em países em que o confronto armado é intenso como é o caso daqueles do Oriente Médio. Logo, na busca constante pela sobrevivência, é necessário que o Estado receptor e sua população deem a eles condições dignas e preparem-nos para a inserção no mercado de trabalho, além de implementarem ações que combatam as ideias xenófobas.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boa ideias, no entanto limitadas. Faça um projeto de texto para ajudar no processo de construção de sentido.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200