- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 10/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Existe na fronteira do Brasil uma cidade chamada Brasileia, para onde milhares de haitianos se deslocam à procura de refúgio, o Haiti sofreu um terremoto muito forte o que destruiu muitas cidades e matou mais de 300 mil pessoas. Esse é um exemplo de imigração, existem muitos outros, sejam por desastres naturais, guerras, epidemias (Vírgula) o mundo atravessa um momento de grande deslocamento de pessoas que buscam a sobrevivência em outros países.

A grande jornada enfrentada pelos haitianos, saindo do país caribenho é um desafio imenso, logo na saída eles são explorados pelos coiotes que cobram caro para fazer a viagem arriscada. Depois as condições em que eles ficam nos abrigos é de enorme descaso, as autoridades responsáveis não dão conta do enorme contingente de pessoas que chegam na cidade todos os dias. Em muitas cidades eles sofrem com a xenofobia, que é a aversão aos estrangeiros, no trabalho, na vida social a uma exclusão do diferente, tornando o convívio mais difícil e impedindo o desenvolvimento de todos.

A menos que medidas mais emergenciais do governo federal, através do ministério da segurança, justiça e educação colaborando também a iniciativa privada (Problema na construção de sentido). Construindo abrigos, escolas, programas sociais específicos, combatendo a xenofobia com leis mais rígidas, promovendo uma maior vaga de empregos a integração na sociedade vai se tornar problemática e lamentavelmente agravando a desigualdade social existente.

Em virtude disso, para uma maior inclusão dos refugiados é preciso de uma maior colaboração, (Sem vírgula) compartilhando experiências exitosas, combatendo a desigualdade social, promovendo o comércio internacional, como diria o empreendedor Jack Ma , quando o comércio para, as guerras seguem (Em citações de outras pessoas, usa-se aspas).
 

Comentários do corretor


Argumentos limitados. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Reveja também coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no texto.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200