Na sociedade contemporânea, (Sem vírgula) emerge o individualismo, a efemeridade e a fluidez das relações sociais, segundo o sociólogo (Cite o primeiro nome) Bauman. A nossa sociedade está no ápice da globalização e é comum que com ela ocorra o êxodo de regiões conflituosas e pouco desenvolvidas para aquelas que oferecem bons números de qualidade de vida.
Atualmente, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que cerca de 4,8 milhões de sírios, vivem em países vizinhos e que cerca de 900 mil se refugiaram na Europa, (Sem vírgula, use o ponto final para encerrar o período) Tal dado mostra o quão grave está a situação no país. O desespero da população para sair da zona de guerra, esse desespero acaba os levando a utilizar de meios extremante perigosos e até mesmo ilegais. Como não lembrar o caso do garotinho Aylan Kurdi, sírio que se afogou junto com a mãe e o irmão ao tentarem entrar na Grécia.
A ONU divulgou também, (Sem vírgula) que de 3 a cada 4 sírios vivem em situação de extrema pobreza, e esse número tende a aumentar (Vírgula) já que a guerra na síria não dá indícios de ter um fim, e mesmo que venha a acabar, o país demoraram para se reerguer. Países como a Alemanha recebem os imigrantes sem muita burocracia, entretanto, (Sem vírgula) é possível que as dificuldades para conseguir refúgio aumentem devido ao temor de ataques terroristas. A Europa é uma das regiões que mais sofrem com os grupos de terrorismo.
Por fim, conclui-se que políticas públicas devem ser tomadas para garantirem os direitos de todos os cidadãos que sofrem com essas guerras. Ao Estado cabe a função de amparar e auxiliar a ONU a levar recursos para regiões isoladas, ajudando na sobrevivência de inúmeras famílias. No meio escolar, fica o dever da criação de projetos e campanhas para arrecadar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal a todos os necessitados, (Ponto final) Devemos lembrar que é na infância que o senso crítico é construído (Como esse peíodo se relaciona com os anteriores? Ficou confuso). Já no âmbito social, fica a cargo de toda a população se unir para amparar aqueles que procuram refugio em seu país, ajudar na adaptação e respeitar é fundamental, pois devemos fazer assim como Nelson Mandela disse: “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”.
Comentários do corretor
Reveja coesão e coerência, pois há problemas na contrução de sentido no texto.
Reveja, também, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e discuta mais as ideias que foram apresentadas no texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |