Humanidade Viva - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 08/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Terrorismo, a guerra, catástrofes naturais e políticas de exclusão sociais são os responsáveis pelos números crescentes de refugiados no mundo. O pior é que o mundo não está preparado para ajudar de maneira digna esse povo bravo e sofredor, pois o que se ver vê é a recrudescência do egoísmo nos quatro cantos da Terra. É preciso agir de maneira rápida para que essa situação de calamidade não se prolongue por muito tempo. Eles não precisam de esmolas, só de igualdade. (Tipo de cosntrução argumentativa clichê)   

Todos os homens estão submetidos ás as mesmas leis da natureza. Todos nascem igualmente fracos, sujeitos ás as mesmas dores. Portanto, Deus não deu superioridade natural a nenhum homem, nem pelo nascimento nem pela morte: para Deus todos os homens são iguais. Portanto, ninguém pode se achar melhor que o outro, quem agi deste modo só está proliferando a xenofobia . A desigualdade das condições sociais é obra do homem. Deus concedeu a uns a força para proteger o fraco, e não para esmagá-lo. (Evite esse tipo de construção no seu texto)

A bíblia sagrada é o livro mais lido da humanidade. Lá está escrito que a mais de dois mil anos nasceu um homem muito iluminado e seu nome é Jesus. Esse ser veio ao mundo fazer cumprir as leis de Deus. (Sem ponto, use a vírgula) que são: justiça, compaixão, irmandade e igualdade. Ele não veio ensinar os homens a multiplicar, somar nem diminuir, mas á a dividir, esse foi seu grande legado. Ele dividiu os pães, os peixes, o amor e a vida com todos. E deixou escrito o caminho para a felicidade é só seguir seus exemplos. Infelizmente a maioria dos humanos insistem em fazer um caminho inverso ao pregado por Jesus, e o resultado é a morte, a discórdia, a violência e a guerra.

Diante do exposto fica evidente que a humanidade precisa se restaurar. Quem tem fome, sede e dor tem pressa, não pode ficar esperando por decisão politica polítcas de quem vai pagar a conta, mesmo porque é sabido que nenhum país do mundo é capaz de resolver esse problema sozinho. Que todos se juntem em pró prol dos refugiados, cada um divide um pouco, e logo se chega a uma quantia suficiente para ajudar a todos a recuperar suas vidas. Ninguém nesse mundo pode se considerar completamente feliz enquanto houver um ser vivo que grite de sede e de fome. Há uma grandeza, há uma glória, há uma intrepidez em ser simplesmente bom, sem aparato, nem interesse, nem cálculo; e, sobretudo sem arrependimento. Se a maldade é uma doença, a bondade é a cura.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Evite construções clichês em seu texto.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200