Antipatia nacional - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 07/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, há diversos países em guerra, seja por poder, recursos (naturais), religião, ou coisas (O que são coisas?) do tipo. As famílias desses países, em meio a tanta confusão, para se protegerem e protegerem seus filhos, fogem para outros lugares, outros países, (Redundância) e nem sempre são bem recebidos.

Quando esses países (Quias? Dê exemplos) não "fecham suas as portas", e supostamente aceitam os refugiados, os nacionais não são lá muito receptivos e consequentemente os tratam mal, simplesmente por serem de outras nacionalidades. Há alguns que dizem que os estrangeiros, além de procurarem um lugar pra ficar, roubam as oportunidades dos nacionais, (Sem vírgula) de arranjarem um bom emprego e melhores condições de vida. Nisso, além da má-recepção, vem a chamada "xenofobia", que nada mais é do que a aversão a coisas e pessoas estrangeiras (O exemplo presente no período anterior diz respeito a xenofobia).

Aqui no Brasil, apesar de sermos um típico país que se mostra de portas abertas para estrangeiros de modo geral - o que explicaria a diversidade de nossa população -, ainda há o preconceito, o bulliyng e uma tamanha repugnação contra os refugiados pelo mesmo motivo. (Ideias confusas)

Deve-se ter a ciência de que do mesmo modo que os imigrantes fugiram de seus países por conta dos ataques, das guerras, (Sem vírgula) e das condições de vida, as famílias brasileiras e até mesmos as de outros países onde há xenofobia, se estivessem na mesma situação, fariam o mesmo em meio a tanto desespero. É preciso ter empatia, e compreender à eles também, que vieram de suas casas (Cuidado com a ambiguidade) para um país meramente desconhecido. Haverá complicações em relação a competição no mercado de trabalho? Com certeza, mas isso sempre ocorreu e sempre ocorrerá, (Sem vírgula) com estrangeiros em nosso país, ou em outro.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que não apresenta domínio. Articule as informações que você apresenta, pois estão limitadas.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200