Nos últimos anos, a crise de refugiados está se tornando cada vez mais frequente. A sua maioria originária da síria tem como destino geralmente a Turquia, Líbano e outros países da Europa como Alemanha e Itália. Eles buscam o reconhecimento de refugiado para esses países os acolherem e lhes oferecerem ajudas como moradia, alimentos, bebidas e empregos, tudo para sobreviverem longe das guerras em seus países de origem.
A maioria dos refugiados enfrentam dificuldades desde a sua saída de seu país de origem até seu estabelecimento num país, aonde onde muitas vezes não sabem a língua e sofrem com a dificuldade para arranjar moradia e emprego. Alguns refugiados têm o curso superior completo e (Vírgula) com isso, buscam participar da sociedade do país um lugar na sociedade através de um bom emprego. E é a partir deste ponto que surge a xenofobia (descontentamento e aversão a um estrangeiro). Isso ocorre quando um ou mais cidadãos de um país discrimina e pratica ações de ódio a um estrangeiro. Uma das razões é que os cidadãos do país não conseguem aceitar um estrangeiro sendo inserido em sua sociedade. A xenofobia acaba atrapalhando e deixando os estrangeiros com desequilíbrio e criando mais uma barreira em suas vidas já turbulentas.
Uma das soluções é o acolhimento e a ajuda a estes povos que sofrem tanto com a violação dos direitos humanos. O acolhimento seria a ajuda em relação à estabilidade na sociedade com os seus direitos, moradia, alimentos, emprego e leis rígidas que protegessem todos os refugiados.
Comentários do corretor
Há ideias interessantes no texto, mas pouco articuladas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Busque deixar o seu ponto de vista mais evidente.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |