Vivemos a maior crise humanitária dos últimos tempos. Isso porque a grande onda de refugiados que tem atingido principalmente os países da Europa está se tornando cada vez maior. O refugiado é considerado uma pessoa que deixa o seu país por medo de perseguições religiosas, raciais, de nacionalidade, entre outros, e não quer ou não pode regressar (Como assim?).
Já se contabiliza mais de 60 milhões de pessoas que migram, principalmente do Oriente Médio (Vírgula) África e Ásia, em busca de asilo em outros países. Os principais motivos para que essa quantidade seja tão grande são os conflitos internos, as perseguições políticas, ações de grupos terroristas, violência aos direitos humanos e guerras como a que castiga a Síria desde de 2011.
Aqueles que com toda a dificuldade conseguem atravessar o Mediterrâneo e chegam ao seu destino, na maioria das vezes os países europeus, (Sem vírgula) se deparam com diversos problemas, primeiro porque chegar em uma nação com cultura, língua e costumes totalmente diferentes dos seus não é nada fácil (Vírgula) e segundo porque os cidadãos da Europa geralmente não aprovam a atitude dos governantes em recebê-los (Vírgula) pois como o continente ainda não conseguiu se recuperar da crise econômica pela qual foi atingido em 2008 (Fale mais sobre essa crise econômica), então a população não vê esses imigrantes com bons olhos por considerá-los possíveis concorrentes as poucas vagas de emprego, além de acreditarem que eles são uma ameaça para a segurança de seu país (Por quê?). Isso desencadeia inúmeros tipos de preconceitos, entre eles aquele que chamamos de xenofobia (Vírgula) que se caracteriza pela aversão e discriminação dirigidas a pessoas de outras raças, culturas, crenças e grupos (Vírgula) pois e desenvolve um sentimento de ódio a tudo aquilo que se julga diferente.
Assim como a Europa, o Brasil vem recebendo vários imigrantes de diversos países, e aqui esses também sofrem preconceitos, como no nosso país existe uma demora para a regularização de estrangeiros, muitos permaneçam na ilegalidade, e isso faz com que consigam ser contratados apenas com baixíssimas remunerações e muitas das vezes com péssimas condições de trabalho, algumas até desumanas.
Portanto, quando pensamos nos problemas que os imigrantes enfrentam nos locais para onde se deslocam, percebemos o quanto o ser humano hoje só se preocupa consigo. Diante de tantas turbulências que essas pessoas passaram em seus países, dificuldades essas que a maioria de nós nem conseguiríamos imaginar, o que deveríamos fazer era acolhê-las da melhor maneira possível, e não julgá-las ou tratá-las com distinção por serem estrangeiras. O que esses refugiados precisam é de ajuda humanitária (Vírgula) e para que isso aconteça precisamos nos colocar no lugar deles (Tipo de construção clichê. Evite isso no seu texto), porque se assim fizermos, vamos entender o quão difícil tem sido a vida deles apenas lutando para sobreviver, dessa forma conseguiremos vencer nossos preconceitos e a nossa prioridade será a partir de então diminuir o sofrimento dessas pessoas e proporcionar auxílio adequado, (Ponto final) Afinal, quem nunca precisou de ajuda?
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Articule mais as ideias que você apresenta no texto.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |