A empatia que não se conhece. - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 06/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil contemporâneo, a maior parte dos migrante são haitianos que cresceram consideravelmente desde 2010. A Alemanha é outro país que possui grande receptividade com imigrantes, os números são enormes, maiores vistos desde a 2ª guerra.

É inegável que após o terremoto do Haiti em 2010, que deixou em torno de 150 mil pessoas mortas e outras centenas de milhares sem casa ou qualquer tipo de abrigo, a imigração desses sobreviventes para o Brasil aumentou consideravelmente. O governo brasileiro estima que cerca de 45 mil haitianos tenham vindo ao Brasil até o final de 2016. A receptividade dessa população no país sofre alguns percalços como a xenofobia, adaptação a língua e enquadramento no mercado de trabalho.

Ainda convém lembrar que nos países da Europa como, por exemplo, a Alemanha (Vírgula) a situação é praticamente idêntica, pois o país acolhe principalmente refugiados da Síria. O governo Alemão informa que já acolheu mais de 1,5 milhão de migrantes até 2015. A inserção no mercado de trabalho no país de Europa é bem visto, além de ser um aumento no PIB é também um rejuvenescimento da população Alemã que é considerável de meia idade com grande parte da população idosa. Existe por parte do país Europeu um planejamento  (Que planejamento é esse? A informação não está evidente no texto) e programação para o acolhimento destes imigrantes, cursos de aperfeiçoamento e oportunidades de ensino em nível superior, e também oportunidades no mercado de trabalho.

Indubitavelmente (Vírgula) a acolhida de migrantes ou refugiados ainda sofre com o problema da xenofobia e empatia da população local. Um investimento por parte do governo em programas de enquadramento dessa população em cursos de línguas, enfoque na indústria para o engajamento no mercado de trabalho e condições de moradia digna, devem ser de suma importância para a quebra desse paradigma.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Expõe muito, mas pouco articula as ideias apresentadas no texto.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200