No Brasil contemporâneo, a maior parte dos migrante são haitianos que cresceram consideravelmente desde 2010. A Alemanha é outro país que possui grande receptividade com imigrantes, os números são enormes, maiores vistos desde a 2ª guerra.
É inegável que após o terremoto do Haiti em 2010, que deixou em torno de 150 mil pessoas mortas e outras centenas de milhares sem casa ou qualquer tipo de abrigo, a imigração desses sobreviventes para o Brasil aumentou consideravelmente. O governo brasileiro estima que cerca de 45 mil haitianos tenham vindo ao Brasil até o final de 2016. A receptividade dessa população no país sofre alguns percalços como a xenofobia, adaptação a língua e enquadramento no mercado de trabalho.
Ainda convém lembrar que nos países da Europa como, por exemplo, a Alemanha (Vírgula) a situação é praticamente idêntica, pois o país acolhe principalmente refugiados da Síria. O governo Alemão informa que já acolheu mais de 1,5 milhão de migrantes até 2015. A inserção no mercado de trabalho no país de Europa é bem visto, além de ser um aumento no PIB é também um rejuvenescimento da população Alemã que é considerável de meia idade com grande parte da população idosa. Existe por parte do país Europeu um planejamento (Que planejamento é esse? A informação não está evidente no texto) e programação para o acolhimento destes imigrantes, cursos de aperfeiçoamento e oportunidades de ensino em nível superior, e também oportunidades no mercado de trabalho.
Indubitavelmente (Vírgula) a acolhida de migrantes ou refugiados ainda sofre com o problema da xenofobia e empatia da população local. Um investimento por parte do governo em programas de enquadramento dessa população em cursos de línguas, enfoque na indústria para o engajamento no mercado de trabalho e condições de moradia digna, devem ser de suma importância para a quebra desse paradigma.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Expõe muito, mas pouco articula as ideias apresentadas no texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |