- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 04/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A imigração sempre foi uma característica de sobrevivência do ser humano, (Sem vírgula) desde o período do nomadismo, onde os povos nômades viviam em permanente mudança de local,(Sem vírgula) na à procura de alimentos. Atualmente (Vírgula) com o aumento populacional, (Sem vírgula) e a escassez de recursos naturais, ouve houve uma onda de imigração em diversos países (Quais? Dê exemplos), mesmo com a agricultura e a moradia permanente e todas as inovações da atualidade (Vírgula) a sobrevivência se tornou mais complexa.

De modo que países entram em guerra por falta de recursos naturais (primeira ideia), obrigando a população a imigrar para garantir a sobrevivência, caso daqueles do oriente médio, onde se alastrou facções terroristas (segunda ideia) e regimes ditatoriais, exemplo da Líbia e Síria onde os habitantes foram obrigados a procurar refúgio na Europa e países próximos (Problemas na construção de sentido. Reformule, visto que há duas ideias que estão situadas em campos semânticos distintos). Muitas vezes recebidos com atos de xenofobia e barreiras migratórias, o receio do governo local é que tirem empregos e benefícios da população, medidas eficientes como centros de acolhimento, educação, saúde e segurança, ao contrário iria fazer com que eles superassem a crise econômica enfrentada na zona do euro.

Não obstante (Vírgula) os atos de xenofobia precisam ser combatidos por meio da educação, (Sem vírgula) e leis mais rigorosas fazendo com que esse problema não fique as escondidas como acontece atualmente, através do intercâmbio entre universidades, empresas e órgãos públicos e o comércio internacional esses atos perdem o seu significado que é o preconceito com estrangeiros.

Em virtude do que foi mencionado, o deslocamento sempre existiu e vai continuar, isso foi constatado pelo biólogo Charles Darwin, em suas pesquisas sobre a teoria da evolução e a adaptação das espécies, promover a paz em tempos de guerra se faz necessário para não causar desastres maiores como a crise de refugiados, (Ponto final) Também ocorre que a colaboração e incentivo nas áreas da educação da cultura e segurança compartilhando experiências exitosas atenuem a falta de recursos que é o motivo do abandono do país.
 

Comentários do corretor


Os argumentos que foram apresentados no texto se apresentam de forma desconexa. Reveja a estrutura do texto dissertartivo, coesão e coerência.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200