A força do amor muda tudo - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 03/07/2017

Status:

Corrigida
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Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário (Vírgula) e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, (Sem vírgula) de um país para outro. Um imigrante nunca chega de malas vazias, pois sempre traz consigo, seus sonhos, histórias, cultura e um desejo de ensinar e aprender.

O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta,(Sem vírgula) foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos (Cuidado ao usar primeira pessoa) para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.

Hoje por causa de guerras, catástrofes naturais, conflitos religiosos ou políticos, existe um alarmante números de refugiados no mundo, e esse problema é de todos nós. A diferença entre refugiados e imigrantes, (Sem vírgula) é que, (Sem vírgula) um imigrante sempre pode voltar pra casa. Já o refugiado (Vírgula) por um período muitas vezes longo, não tem pra onde voltar. Eles enfrentam o mar em embarcações precárias, a fome, a sede, o frio, o calor e tudo o que vier, pelo direito dado por Deus a todos, o direito de viver. Sem imaginar que o pior adversário e também o mais cruel que enfrentaria seria a xenofobia.

O repúdio a culturas diferentes geralmente traz em sua essência o ódio, a animosidade, o preconceito, embora este possa provir também de outras raízes, como opiniões preconcebidas sobre determinados grupos ou coletividades, por pura falta de informação sobre eles, conflitos ideológicos que envolvem crenças em atrito, causados por um choque conceitual, motivações políticas e outros tantos fatores. Faz-se necessária uma reflexão profunda da humanidade. O que é um ser humano? No que se transformou ou está preste a se tornar? A vida tem preço? Quanto vale uma vida? Será que algum dia seremos capazes de responder todas essas questões? (Tipo de construção clichê)

O mundo não pode mais tolerar a xenofobia. Somos iguais! O respeito e a compaixão humana tem que ser a regra, a vida é o bem mais precioso da humanidade! (Tipo de construção clichê) É preciso que os continentes se unam e juntos encontrem uma solução para os que têm fome e sede de viver. Porque os milhões Judeus não tiveram essa chance nas mãos de Hitler. Um fundo permanente de ajuda aos refugiados deve ser criado, uma pessoa honesta e correta deve administrar esse dinheiro, para que assim eles tenham garantidos no mínimo abrigo, água, comida e remédios. Somos irmãos e o amor é a força mais poderosa que existe, porque ela é capaz de mudar o mundo.

Comentários do corretor


Reformule o parágrafo de introdução. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Argumentação voltada totalmente para o senso comum. Elabore um projeto de texto e busque discutir ideias que possam dialogar com o tema. Evite construções clichês.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 20 Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     190


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200