A luta para a mudança do status quo - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 23/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Designa-se movimento social como uma ação coletiva na qual o conflito é a causa geratriz. No entanto, vale evidenciar que nem toda ação conjunta se tipifica como uma atividade grupal, visto que, por vezes (Vírgula) ocorre a subversividade mediada por atos de vandalismo e violência. O Brasil já foi e ainda é palco de inúmeras manifestações em prol de mudanças políticas, econômicas, sociais e outras, por exemplo, as “Diretas já” de 1984, que até hoje motiva a luta pela melhor representatividade política.

O Brasil na década de 80 passou por conturbações em seu meio político, o que reforçou a clareza e consciência sob os direitos e males sociais enfrentados. A repressão e tomada dos direitos (Quais? Cite-os) por parte do governo militar estaria com os dias contados, uma vez que houve a grande união cidadã envolvendo a população civil, artistas e políticos como Tancredo Neves, Lula, FHC e outros . Foi-se cristalizando assim a ideia da luta pela representatividade eficaz, melhores condições sociais e o desejo de viver em uma República com bases sólidas na democracia aliada a voz popular elevada.

Outrossim, é pertinente relacionar 1984 aos dias vigentes aos quais o termo “Diretas já” voltou a se fazer presente na sociedade brasileira. A atual conjuntura de um governo deficitário vem lotando o mar midiático, (Sem vírgula) em decorrência de escândalos como o Impeachment da ex-presidente acrecido às as investigações da Lava Jato, inclusive ao PMDB, partido do atual presidente, além de acusações públicas ao mesmo (Vírgula) o que induz o cidadão a buscar um governo mais transparente e pautado na legalidade. Entretanto, diferencia-se o movimento atual do primeiro pelo fato da população ter a certeza de novas eleições diretas em 2018, além de já ser vigente o regime democrático diferentemente de 33 anos atrás.

Dessa forma, os versos da canção "Tropicália" (Vírgula) de Caetano Veloso (Vírgula) são aplicáveis ao hoje e a força popular nos excertos: “Eu organizo o movimento, eu oriento o carnaval, inauguro uma obra no planalto central”, eles mostram o emponderamento grupal pelo país. Logo, é preciso incentivo à a educação para objetivar uma nação instruída e crítica capaz de tirar da inércia o status quo, além de difusão midiática objetiva e imparcial a fim de inserir o cidadão ao quadro atual.
 

Comentários do corretor


Apresente a tese.

Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver as ideiais que serão discutidas ao longo do desenvolvimento, visto que o texto apresenta boas ideias, mas estão limitadas.

Reveja coesão e coerência.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200