- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 23/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A politica brasileira é marcada por instabilidade desde a independência, quiçá do período colonial, tendo em vista as disputas de poder. Assim, concomitantemente, surgem as insatisfações públicas, acerca das desigualdades e preconceitos, dando o ponta pé inicial para a organização dos movimentos sociais. Dessa forma, em pleno século XXI, nota-se a fundamental importância de tais movimentos para fortalecer a democracia, (Sem vírgula) no processo de inclusão social e na conquista de direitos.

Segundo Karl Marx (Dois pontos) “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais”, de modo que, (Sem vírgula) são elencadas reivindicações, seja social, econômica, política ou religiosa. Dessa maneira, os movimentos sociais brasileiros foram organizados de acordo com os anseios da sociedade, como o movimento negro que luta contra o racismo, guardado os resquícios de um passado escravocrata ainda presente na cultura brasileira (Dê exemplos de como isso tem se apresentado na sociedade).

Além disso, com a expansão do processo de globalização, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural (Vírgula) e a disseminação de meios de comunicação, os movimentos sociais rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando força em âmbito mundial. (Sem ponto final, use a vírgula) de tal maneira, (Sem vírgula) que a situação político-social do Brasil é reconhecida mundialmente, (Ponto final) A exemplo disso, o processo de impeachment no ano de 2016 marcada por grandes manifestações (Desenvolva mais esse período).

Portanto, os movimentos sociais são importantes agentes na construção política e social do país, visando um futuro sem iniquidades sociais. Sendo assim, a educação política do cidadão brasileiro é uma condição essencial, devendo o Governo Federal incentivar o acesso à cultura como locais de teatros, filmes e exposições, assim como eventos para debates. Conforme Nelson Mandela (Dois pontos) “ A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, no entanto estão limitadas quanto ao desenvolvimento. Desse modo, procure articular mais as informações presentes no texto, uma vez que isso evidenciará o seu posicionamento acerca do tema.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200