Em busca de um país mais justo e democrático - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 23/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As ''Diretas já'' foi uma das maiores manifestações que ocorreu ao longo da história brasileira, onde a população buscava uma maior participação política dentro da sociedade. No ano de 2017, em meio à a crise política e grandes escândalos de corrupção, a população dirigiu-se as ruas, diversas vezes, para protestar em prol de uma democracia mais justa. Contudo, apesar da grande importância destes fatos, diversas irregularidades continuam, (Sem vírgula) evidenciando a necessidade de um Brasil unido em busca de mais igualdade.

Segundo o filósofo Aristóteles, a política deve ser exercida, (Sem vírgula) por meio da justiça, a fim de alcançar o equilíbrio dentro da sociedade. De maneira análoga, a atual crise política enfrentada pelo Brasil rompe essa harmonia. Neste cenário os movimentos sociais são de suma importância, pois é por meio destes que a população demonstra seu anseio por uma sociedade mais justa. Logo as manifestações se apresentam como uma grande arma na busca por um país mais democrático.

Entretanto somente movimentos sociais não bastam, haja vista que, (Sem vírgula) inúmeros destes vem acontecendo com o apoio de grande parte da população e a calamidade política, (Sem vírgula) a qual o país se encontra, só aumenta, havendo a necessidade de uma mudança ética. Com base em Cortella (Mencione o primeiro nome), ética é definir o que se quer, o que se pode e o que se deve fazer. Assim (Vírgula) é dever dos cidadãos (Vírgula) em conjunto com os governantes (Vírgula) trabalharem por uma mudança na sociedade.

Infere-se, portanto, que os governantes tem o dever de governar de forma justa e igualitária buscando um país melhor a todos. É necessário que a população se conscientize que todas a ações políticas impactam-na diretamente e ela tem o direito e o dever de manifestar-se almejando melhoras sociais. Também é preciso que o governo crie, por meio da Secretaria de Educação, programas que, por meio de palestras educacionais voltadas à toda população, estabeleça debates acerca da política, expondo os direitos e deveres dos cidadãos. Só assim, possivelmente o Brasil tornar-se-á um país mais justo e democrático.
 

Comentários do corretor


A argumentação está limitada. Elabore um projeto de texto pontuando os assuntos que serão discutidos ao longo do desenvolvmento, de modo a garantir a coerência textual.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200