- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 21/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto político brasileiro contemporâneo, muito se tem discutido acerca da descoberta de casos de corrupção em que estão envolvidos indivíduos da classe política e empresas brasileiras, principalmente após o início das investigações na Operação Lava Jato. Nesse sentido, a população brasileira tem um papel fundamental na resolução da crise política pela qual passa o país ao promover ações coletivas, a partir de um grupo organizado, visando alcançar mudanças no cenário da esfera pública.

Sob essa ótica, é necessário expor a importância de movimentos de cunho social para uma nação como o Brasil. Isso pode ser constatado mediante um passado recente em que houve no país um movimento em prol de eleições diretas após um longo período de ditadura, o "Diretas Já". Por causa desses grupos (Quais grupos? Não foi mencionado no texto) que se esforçaram por mudanças na política brasileira, hoje as pessoas podem escolher os seus representantes a fim de ter seus direitos defendidos (Dê exemplos).

No entanto, os governantes que, segundo o filósofo e teórico político Jean-Jacques Rousseau, deveriam exercer o poder em nome do povo no gerenciamento das atividades comuns do Estado, têm utilizado esse poder de forma inadequada ao desviar o dinheiro público e, dessa maneira, corromper a democracia brasileira (Como o desvio de dinheiro público interfere na democracia? Explique essa ideia no texto, visto que ela não fora desenvolvida). Para a mudança desse contexto, os movimentos sociais não são apenas necessários, senão urgentes; como se diz na música "Até quando Brasil-Colônia?" do grupo de Rap Oriente ‘’500 mil políticos, empresários, banqueiros não podem controlar 200 milhões de brasileiros’’.

Por conseguinte, fica evidente a necessidade de medidas para sanar a crise política instalada no Brasil. Para que isso aconteça, é necessário que o Poder Judiciário priorize o julgamento dos políticos envolvidos em casos de corrupção e venha se esforçar para que não haja o afrouxamento das penas de ladrões do dinheiro público. Além disso, a sociedade brasileira deve exigir de seus representantes, por meio de movimentos sociais constantes tanto em locais públicos como na internet, que os recursos arrecadados pelo Estado sejam destinados, de fato, em benefício da população.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas discussões, embora um pouco limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso é fundamental para organizar o que será discutido no texto.

Reformule a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200