- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 20/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde os processos denominados "revolução industrial" e as ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essenciais. Nesse sentido (Vírgula) percebemos que a atual crise política do Brasil é consequência de uma sociedade política com ausências de valores éticos, marais morais e culturais. A partir disso (Vírgula) convém discutirmos como os movimentos sociais podem contribuir de forma positiva para o enfrentamento desta realidade.

Para muitos historiadores (Vírgula) a colonização Brasil no séculos XIX (Observe o equívoco dessa informação), por estrangeiros, deixou enraizada uma cultura de exploração não só de bens materiais, como madeiras, metais preciosos e produtos (Quais prodeutos?), mas mais também de exploração de pessoas através da escravidão, exploração de mão de obra barata e também da cultura, tornando o Brasil um pais onde a exploração é aceitável. (Reformule) 

Em contrapartida a esta realidade que permeia ate os dias de hoje (Se isso realmente está presente na sociedade, dê exemplos), temos os movimentos sociais como uma forma do povo lutar pelos seus ideiais e por democracia, onde as manifestações servem de bússolas para direcionar que caminho seguir, atrelado a isto temos visto o povo brasileiro indo as ruas exercer sua cidadania em buscar de uma nova forma de se fazer politica no Brasil, pois o descontentamento da nação é evidente com tudo o que tem ocorrido nos últimos anos, escândalos de desvios de verbas, recebimento de propinas entre tanto.

Portanto (Vírgula) a sociedade civil e organizada deve buscar através de manifestações pacíficas formas de enfrentamento desta crise política e cobrar do governos mudanças duras de postura de caráter e transparência no investimentos público, para que um dia possamos viver numa sociedade mais justa, democrática e igualitária, onde os interesses do povo estarão acima dos interesses políticos partidários.

Comentários do corretor


Argumentação voltada ao senso comum, além de exemplos que não são articulados no texto. Desse modo, procure mais informações que possam dialogar com o texto e que possam, também, evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200