O Povo Clama: Atitude já! - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 19/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Indignação e a revolta da população brasileira são os manifestos diários que o país não para de viver e reviver nesses últimos messes meses. Essa "bomba" de corrupção política explodiu em 2017, onde foi jogado no ventilador áudios dos delitos cometidos pelo governo Michel Temer, "bomba" que já acontece a muitos anos. A corrupção vem se elevando na surdina com um único propósito: obter vantagens para benefícios próprios. (Discuta mais o tema no parágrafo de introdução)

Somos cerca de 206 milhões de brasileiros, um dos cincos maiores países do mundo, a desigualdade social é grande e a crise segue a mesma rota. É necessário mudanças ou até mesmo uma revolução, onde a população luta lute por justiça, um Brasil com mais oportunidades de emprego e ter o direito da democracia ser válido, já que ultimamente está sendo vetado. Quando jogam bombas de lacrimogêneo e militares agridem manisfestantes eles reprimem não só os protestos, eles reprimem a liberdade de expressão assim como o sociólogo alemão Axel Honneth acredita (Dois pontos) "As lutas sociais vão além da defesa de interesses e necessidades, tendo como alvo também o reconhecimento individual e social".

O famoso "jeitinho brasileiro" que serve para contornar um problema tornando-o de maneira fácil, driblando muitas vezes a burocracia (normalmente de forma ilegal) é considerado inocente, será mesmo? Ninguém quer a estrada mais longa, ter facilidade para solucionar é mais rápido, porém esse método vai se aplicando a causa maiores, como o suborno que se torna tão natural quanto levantar e tomar o café da manha, afinal nenhum incêndio começa grande. (Tente reformular as ideias presentes nesse parágrafo, visto que as informações apresentadas aqui não estão relacionadas com o que você discutiu até o segundo parágrafo)

Mudar os governantes é essencial para contribuir para melhorias no país, mais  mas não basta. " Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você" é um ditado popular antigo que a maioria das pessoas acredita ser banal, só que se cada um pensasse que gostaria de receber o que passa para o outro, dessa forma uniria forças e a política e a sociedade caminhariam juntos.

 

Comentários do corretor


"O povo clama: atitude já!".

O texto apresenta discussões limitas. Busque informações que possam dialogar e evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Além disso, faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento e na coerência das ideias que serão apresentadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo argumentativo. Apresente a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200