- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 19/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao analisar a história, é possível notar a importância dos movimentos socais para a sociedade enquanto meio de manifestação e reivindicação. A Revolução Francesa (1789-1799), movimento sociopolítico que se opôs ao corrupto absolutismo monárquico, constitui uma prova disso. Sob tal ótica, observa-se que, frente à  a crise política vivenciada pelo Brasil na atualidade, torna-se de suma importância a ascensão de movimentos sociais, a fim de que o direito da população de escolher quem a representa, isto é, de exercer um dos princípios mais básicos da democracia, seja restaurado.

O atual cenário político brasileiro revela o envolvimento de diversos políticos em casos de corrupção, com destaque para o presidente da nação, Michel Temer, investigado por crimes como o de obstrução à Justiça e organização criminosa. Nesse contexto, evidencia-se a importância da mobilização social na reivindicação do afastamento do presidente e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) realização de eleições diretas para o seu a escolha do seu sucessor, como forma de combater, inicialmente, a corrupção na esfera política e resgatar o direito do povo de escolher quem o representa. As eleições diretas não são, juridicamente, o caminho mais curto para resolver o problema, mas, politicamente, são a melhor saída para a democracia.

O movimento das "Diretas Já" (1983-1984), que reivindicou a ocorrência de eleições presidenciais diretas no país, embora não tenha obtido sucesso, foi de fundamental importância para o fim da Ditadura Militar e a redemocratização do Brasil. De maneira análoga, nota-se que, apesar de movimentos sociais, como o ato que ocorreu em 24 de maio contra o presidente, demonstrem, aparentemente, não ter obtido sucesso, visto que a situação de crise se mantém, eles constituem a esperança para que se vislumbre mudanças na atual conjuntura política brasileira e mostram a insatisfação do povo diante do que vem ocorrendo.

Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada, exija, por meio dos movimentos sociais, o seu direito de decidir quem o representa e a sua indignação perante a situação de crise política em que o país se encontra. Ademais, cabe às escolas o papel de mostrar aos alunos a importância da mobilização social e incentivá-los a participar dela, o que deve ocorrer por intermédio de palestras e do engajamento pedagógico às disciplinas de Sociologia e História, a fim de que a temática seja debatida e desperte o pensamento crítico sobre o assunto. Por fim, cabe o Estado, na figura do Poder Legislativo, discutir a possibilidade de eleições diretas. Só assim, o quadro de corrupção será gradativamente minimizado, e a democracia, resgatada.

Comentários do corretor


Embora apresente muitas informações que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema, a discussão está pouco desenvolvida com base nos fatos históricos que foram apresentados. Faça um projeto de texto, uma vez que isso auxiliará na coerência textual.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200