Diante da crise política e econômica no Brasil (Vírgula) percebe-se a necessidade por melhorias, sejam elas de cunho agrário, profissional e educacional. Desta forma, a busca por direitos é essencial para configurar novas diretrizes de governabilidade e, assim, equacionar ações mais justas, eficientes e sólidas à população. (Desenvolvimento limitado. Apresente mais informações, no parágrafo de introdução, que serão discutidas no desenvolvimento)
Para o sociólogo contemporâneo Pierre Bourdieu. (Dois pontos) “Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico”. Portanto, os movimentos sociais são práticas imprescindíveis de uma sociedade, e nesse direcionamento a diversidade sociocultural é apresentada para dimensionar problemáticas históricas - demarcação de terras indígenas, intolerância religiosa, igualdade étnica e de gênero. Além disso, a importância de passeatas e paralisações cívicas, como o ocorrido no mês de maio de 2017, revela uma situação agravante em termos de administração política; demonstrando insatisfação e repúdio ao Estado governamental.
Essa precisão em aderir aos movimentos sociais é acrescentar interesse político, pois um indivíduo “bestializado” é facilmente enganado por promessas políticas e atitudes fracas de um governo. Para tanto, a seriedade participativa de cada um, revela cidadania. E segundo a colunista Eliane Brum, (Dois pontos) “a ignorância e a falta de conhecimento geram adesão em vez de reflexão, gritos em vez de diálogo”.
Comentários do corretor
As discussões estão limitadas. Desse modo, faz-se necessário à busca por informações que possam dialogar com o tema proposto.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |