- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 18/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro ''Spartacus'', do escritor Ben Kane, narra a biografia do gladiador que levou para Roma a revolta de escravos, sendo um dos primeiros eventos do mundo na luta contra o sistema vigente. É inegável que os movimentos socais ganharam extrema importância na era contemporânea no Brasil, pois ocorre uma crise no atual cenário político brasileiro, fazendo com que as atuais marchas representem não só a manutenção dos direitos, como também tornam um quadro propício a conquista de outros, isto é, os movimentos sociais é são um mecanismo da população organizada participar politicamente das estruturas de poder. 

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que os movimentos sociais são um meio de luta contra ideias e interesses instituídos. É notório que no livro ''A revolução dos Bichos'', do escritos inglês George Orwell, é evidenciado a importância da coesão social para a luta de direitos, sendo necessária a participação de todos para que ocorra transformação do meio social. A atual crise política instaurada no Brasil cria uma sociedade propícia para levantes de insatisfação popular, pois, assim como ocorre na história de Orwell, em que o coletivo ganha do individual,  na sociedade brasileira não é só uma embate de direitos, mas também um embate coletivo, ou seja, numa sociedade unida, a democracia estaria estabelecida.

Outrossim, o sociólogo alemão Axel Honneth, defende que as ''lutas sociais vão além dos interesses e necessidades'', isto é, na sociedade pós-moderna os movimentos atuam como reconhecimento individual e social, sendo indispensável para a sobrevivência da sociedade. O exemplo dessa coesão social foi a "Revolta da Vacina", ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, em que Oswaldo Cruz e Pereira Passos tentaram sanear Rio de Janeiro adjunto com a força policial, recebendo como empecilho a insatisfação popular contra essas medidas. Logo, esta revolta representou o protesto ampliado da população contra o projeto de modernização excludente que estava em marcha naquele momento.

Torna-se evidente, portanto, que medidas das Organizações Não Governamentais (ONGs), famílias e escolas devem ser tomadas para disseminar a importância dos movimentos sociais frente a crise política vigente. Para que isso se estabeleça, é preciso que as ONGs, por meio de voluntários, fiscalizarem se os movimentos em curso na sociedade brasileira não estão sendo censurados pelo Estado, e posteriormente, caso seja censurado, denunciar o país a órgãos internacionais. Além disso, a família como formadora de ideologia, tem por intuito ressaltar a relevância dos movimentos tanto para a garantia de direitos, tanto para ação contra estruturas de poder estabelecidas. Por fim, cabe as escolas e professores, com suas oficinas de temática ''movimentos no Brasil'', mostrar aos alunos  importância da coesão social para a transformação do atual cenário político no Brasil. Só assim, as ideias propagandas por Ben Kane e Orwell, que é importância de uma sociedade unida, estariam não só assentadas na sociedade brasileira, como também instituída por ela como um meio de obtenção de direitos (Boa retomada das ideias que foram apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto).

Comentários do corretor


Ótima introdução.

O texto apresenta boas discussões, além de uma argumentação bem estruturada, uma vez que apresenta diversos exemplos e estabelece a coerência textual.

Você está no caminho. Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200