Massas organizadas - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 18/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias atuais (Vírgula) o mundo vem vendo uma onda crescente de movimentos sociais no Brasil. Os integrantes desses movimentos buscam uma política de fato democrática e mais ética e menos corrupta. Historicamente, de acordo com iluministas que pregam a razão, a luta pelos direitos surge quando o homem passa a ser o centro das transformações e o divino não é mais tido como o centro. (Discussão limitada)

Por isso, a população busca ter conhecimento de seus direitos para imergir em uma luta política por melhorias na saúde, na educação etc., além de pressionar as autoridades para com o salário dos proletariados. Outrossim, grande parte dos movimentos realizados causam problemas tanto politicamente quanto socialmente, pois acabam desfazendo os patrimônios públicos construídos com os impostos pagos pela própria comunidade, acarretando ainda mais prejuízos além dos que já se enfrenta.

Contudo, os problemas estão longe de ser resolvido, o individualismo, egoísmo, concorrência desleal, inveja, ambição, alienação imposta pelo avanço tecnológico e no mundo globalizado vem impedindo que pessoas se unam para cooperar, ajudar e reivindicar o bem comum. As mudanças na sociedade só iram irão ocorrer se as pessoas preservarem seus patrimônios e mesmo assim lutarem contra o capital e o Estado.

Tendo isso em vista, medidas são necessárias para resolver esses impasses. Os integrantes dos movimentos, seja para qual for seu objetivo, necessitam de organização para enfrentar e conseguir o que almejam. Sendo assim, outras áreas do governo como o Ministério da Cultura deveria realizar campanhas de incentivo para dar impulso e força de vontade. Como disse Karl Marx: “Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”


 

Comentários do corretor


As ideia que foram apresentadas no texto estão limitadas. Procure informações que possam dialogar com o texto. Apresente a tese e reformule a proposta de intervenção. Elabore um projeto de texto, visto que isso auxiliará na progressão de sentido. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200