- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 18/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos tempos, o Brasil está vivendo num cenário muito abalado em relação a política, devido as recentes descobertas dos escândalos de corrupção realizadas pela operação lava jato. Diante dessas crises no meio político que assola o país, a população está cada vez mais disposta a tentar reverter esse quadro por meio das manifestações sociais. Dessa forma, depreende-se que o ato de se manifestar apresenta uma série de importâncias, como possibilitar as reivindicações da população, assim como também ser um instrumento que avalia a situação política no Brasil.

Em primeiro lugar, os movimentos sociais se comportam como porta-voz de um grande número de pessoas. Por meio deles, a grande massa tem a oportunidade de expor suas insatisfações e colocar em pauta o que deve ser mudado. Além disso, os movimentos sociais comportam um grande número de cidadãos, como também ganham grandes destaques na mídia, facilitando, portanto, a disseminação de suas ideias. Por isso, tais manifestações acabam sendo importantes instrumentos de mobilização para o país.

Em segundo lugar, as manifestações sociais podem servir como mediadoras da situação política no Brasil. Exemplo disso foi os “caras-pintadas” na época do governo de Fernando Collor, fundamentais para mostrar como estava o cenário político na época e, por isso, reivindicavam a saída do presidente e mudanças na administração política. Outrossim, as manifestações sociais que mobilizou o Brasil em 2015 em relação ao aumento das tarifas do transporte público evidenciou a grande insatisfação da população com a administração do poder público. Dessa forma, é evidente os efeitos do ato de se manifestar no sentido de deixar bastante nítido o descaso político ante a população.

Destarte, faz-se necessário o reconhecimento dos atos da mobilidade social no sentido de valorizar seus efeitos positivos e incentivar esse ato democrático. Para tal, é preciso a participação das instituições de ensino e do quarto poder, isto é, a mídia. Essa última deve reforçar os movimentos sociais de forma a divulgar tais eventos e disseminar as ideias reivindicadas, de forma a dar voz à população, permitindo (Vírgula) assim, um maior alcance das autoridades públicas. Por outro lado, as escolas devem instruir seus alunos a serem futuros cidadãos participativos do ambiente político e mostrá-los a importância das manifestações no sentido de legitimar seus direitos, concomitantemente mostrando-os a forma correta e adequada de se manifestar, isto é, sem violência e vandalismo ao patrimônio público. Assim sendo, já dizia o educador Gilberto Freyre: “ Sem um fim social, o saber será o maior das futilidades”.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boa ideias, além do desenvolvimento estar de acordo com o que propõe um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Você está no caminho. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200