1984 x 2017 - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 18/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pode-se afirmar que o movimento pela volta das eleições diretas,as Diretas Já,foi de fundamental importância para a restauração da democracia no Brasil.Os dizeres ecoados por uma multidão em 1984 volta á traz à tona nos últimos meses (O quê?) e ganha cada vez mais força no cenário nacional. (Discussão limitada. Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Atravessa-se uma longa crise política, iniciada no governo Dilma e que nesse momento atinge o de Temer. Denuncias de compra de silêncio de ex-deputados, pagamento de propina á a políticos,tentativas de barrar a operação Lava-Jato ,tudo isso em consonância com uma economia fraca, com milhões de desempregados, inflação alta e a investigação do presidente pelo ministério público federal faz com que grande parcela da população peça a antecipação das eleições em uma tentativa de amenizar um problema que há séculos acompanha o país (Vírgula) mas que a cada ano se tem a sensação que aumenta:(Sem dois pontos) a corrupção.

É muito relevante que a sociedade brasileira se una em prol de um Estado livre de pessoas que têm a pretensão de assumir um cargo público apenas para se beneficiar (Vírgula)  sem levar em conta as demandas do corpo social que o elegeu. E uma das formas é unindo forças em protestos cuja as reivindicações sejam importantes para todos como é o caso da saúde, educação,segurança,fim do jeitinho (Que jeitinho?) para resolver problemas de maneira mais fácil, do jeitinho para enriquecer-se de maneira ilícita.

Portanto (Vírgula) para que os movimentos sociais sejam cada vez mais ouvidos e temidos por aqueles que são as personagens principais das manifestações faz-se necessário que todos os cidadães acompanhem as informações referentes á a sua nação para que quando note-se que seus direitos estão sendo deixados de lato saiam à luta (Vírrgula) pois como uma vez disse Hitler:"não de implora por direitos se luta por eles".

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Apresentte fatos e os articule para evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema, vissto que a sua argumentação está limitada.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200