Direito de revolução - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 17/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em “Leviatã”, o pensador Thomas Hobbes, (Sem vírgula) defende que o Estado teve seu início no momento em que o homem viu a necessidade de haver uma instituição que se comprometesse em atender as demandas sociais de uma sociedade. Foi, então, na concessão de seus direitos ao Estado que as antigas sociedades fizeram a política nascer, mantendo consigo o direito de revolução, de se rebelar contra essa autoridade quando ela falhasse em legitimar a sua política.

A atual situação política brasileira, (Sem vírgula) é consequência da forma como a política foi tratada desde seus primórdios (Como ela fora tratada? Desenvolva essa ideia no texto) na história do país e do conflito de interesses da maior parte dos responsáveis por exercê-la – os políticos –, que objetivaram e objetivam interesses pessoais e não democráticos (Como assim?). Tem-se, portanto, a corrupção como produto. Esse tem sido o motivo principal da insatisfação da sociedade com relação a política, (Sem vírgula)  que adere aos movimentos sociais como forma de externalizar sua revolta e exercer seu direito de revolução.

No que tange a tais movimentos sociais, observa-se magnitude da sua importância quando se atenta para a grande proporção que esses movimentos podem adquirir, que está relacionada com a globalização, o que permite que o povo se faça ouvir. Uma manifestação que se inicia em um lugar, visando uma determinada reivindicação, ganha ramificações em lugares longínquos com pessoas que partilham do mesmo posicionamento. As atuais manifestações contra o presidente Michel Temer, (Sem vírgula) evidenciam um povo brasileiro insatisfeito com o que tem presenciado na política de seu país, se unindo, mesmo estando em lugares diferentes, ao som de uma única voz e clamando por uma política limpa e transparente.

Infere-se, portanto, que os movimentos sociais ante a crise política na qual o Brasil se encontra constituem ao povo voz. Não obstante, é necessário que a população faça a escolha correta de seus representantes políticos em eleições posteriores para que tal crise seja contida e para isso é preciso que o governo crie um sistema de transparência no histórico político e social do candidato e torne esse sistema acessível à  a sociedade. Ademais, o Poder Judiciário precisa elaborar leis com punições mais severas para casos de corrupção e que dificultam tal prática, como as propostas pelo procurador Deltan Dallagnol no ano passado. Só então poder-se-á cogitar uma política legitima.

Comentários do corretor


Faça um projeto  de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Apresente mais informações e as articule, visto  que as ideias estão limitadas.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200