Movimentos sociais, a voz do povo brasileiro - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 17/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a época da Ditadura militar, os movimentos sociais são meios (Vírgula) que a população insatisfeita com os seus governantes (Vírgula) criaram para exigir melhoras no governo e seus direitos. Até hoje, esses movimentos são praticados, mas não possuem forte influência na política brasileira.(Discussão limitada)

Manifestações, protestos em vias públicas ou redes sociais, são exemplos destes movimentos. As pessoas buscam de qualquer forma poder expressar suas opiniões e exigir melhoras no governo de um país onde quem tem vez são os políticos com seus salários altíssimos. A população mais pobre tem cobrado melhores escolas para suas crianças, hospitais, segurança, lazer, mas o governo parece ignorar esses fatos (Tente explicar o porquê disso). Por isso é importante a criação dos movimentos sociais, pois estes defendem os direitos do cidadão brasileiro, é a voz dos insatisfeitos  (Problema na construção de sentido). Segundo os desígnios da cidadania, todo cidadão que faz parte de um Estado, (Sem vírgula) tem o direito de participar da vida política, cabe ao governo ouvir a voz da maioria.

Portanto, é preciso incentivar as pessoas a participarem destes movimentos através de campanhas em redes sociais, palestras, conscientização nas escolas para que os jovens saibam desde cedo que devem cobrar por melhoras no governo e a exigir seus direitos. (Sem ponto final), além da ação de setores (Quais?)da sociedade e organizações sociais para que o cidadão brasileiro tenha uma boa qualidade de vida em meio a política do Brasil.

Comentários do corretor


As discussões do texto estão limitadass. Apresente fatos e os articule, de modo a evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias, sobretudo no que diz respeito a coerência textual.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200