É possível afirmar que os movimentos sociais vêm ganhando cada vez mais visualização, tendo em vista não só o aumento dos protestos populares, mas também pelo crescimento das discursões acerca do tema. Nesse sentido convém analisarmos a importância das manifestações no âmbito político brasileiro.
Em meados de 2013 (Vírgula) as ditas manifestações populares começaram a ganhar mais visualisação e empenho da população brasileira (Por quê?) para reafirmar seus direitos na sociedade. O que começoucom começou com repúdio pelo aumento das passagens de ônibus, hoje o foco é também político e isso é necessário diante da conturbada gestão pública e da corrupção que assola o país.
A expansão da internet e das redes sociais tem um papel muito importante (Vírgula) visto que elas permitem não só uma maior organização de pessoa em menos tempo através de aplicativos como facebook e whatsapp, mas também o aumento da disseminação de informação entre os participantes do movimento e isso é muito importante para que saibam o porquê de estarem ali. Uma população instruída politicamente é capaz de escolher com maior clareza seus representantes e a cobrar deles o necessário (Vírgula) diz o jornalista e filosofo Olavo de Carvalho.
Desse modo, a longo prazo (Vírgula) o Ministério da Educação deveria deve inserir uma matéria de estudos políticos, afim a fim de instruir de maneira mais direta os alunos como funciona a política no Brasil, desde a função de cada cargo representativo até o que de fato temos direito nesse país. A curto prazo (Vírgula) a mídia poderia inserir nas suas programações, como nas novelas, cenas que representem melhor as manifestações sociais afim de se entender melhor a importância que elas tem no cenário brasileiro.
Comentários do corretor
O desenvolvimento do texto está limitado. Busque informações e elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido no texto (por exemplo).
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |