A manifestação politica como forma de superação de crises. - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 13/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Sociologia define democracia como o regime político em que o estado é administrado pelo conjunto de todos os cidadãos. No entanto, diante da crise econômica e política que afeta o Brasil desde o ano de 2014 (Vírgula) o Governo Federal tem se afastado cada vez mais da opinião popular. Isto posto, a população foi às ruas afim a fim de reivindicar seus direitos.

Em primeiro lugar, entende-se que a manifestação popular é um importante mecanismo democrático (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). O fato é que quando os indivíduos mostram sua insatisfação ou cobram medidas de seus governantes, chamam atenção tanto do Estado, quanto de entidades internacionais para os problemas enfrentados no país. Essa questão se exemplifica na ocasião em que, após as intensas manifestações contra o atual presidente Michel Temer, os meios midiáticos nacionais e internacionais deram maior visibilidade à opinião popular em relação ao Governo Federal.

No entanto, observa-se maior participação de uma parcela mais instruída da população na organização de movimentos sociais. Essa restrição ocorre pelo fato de parte dos brasileiros não conhecer seus direitos diante a ausência de orientação política nas escolas. Tal questão é reflexo da falta de preparo do ensino público, pois a base curricular brasileira, após recentes reformas no ensino, tem desvalorizado cada vez mais matérias como Filosofia e Sociologia, essenciais para a construção do pensamento político de jovens que estão iniciando sua participação democrática. Essa falta de formação básica gera a alienação e (Vírgula) dessa forma (Vírgula) muitos indivíduos permanecem aceitando as deficiências administrativas do Estado.

Entende-se, portanto, que afim a fim de garantir o exercício da democracia, é imprescindível que os cidadãos se manifestem em defesa de seus direitos. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação rever as prioridades para que a base curricular do ensino brasileiro conte com conteúdos mais amplos, que abordem a história política do país, os direitos estabelecidos na Constituição e o poder da participação política da população para a superação das crises. Outrossim, é dever dos meios midiáticos manter a imparcialidade, informando a população sobre a aprovação de leis, a elaboração de projetos e a conduta dos governantes. Por fim, cabe ao cidadão buscar a participação afim a fim de resgatar o sentido da palavra democracia.
 

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Além disso, busque mais informações que possam dialogar com o tema proposto.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200