Os Movimentos Sociais contra a repetição e retrocesso do país - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 08/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise política do Brasil atual é a principal causa de mobilização popular. As manifestações e/ou movimentos sociais são ações coletivas, a fim de demonstrar descontentamento e insatisfação perante a situação criticada e obter a garantia de cumprimento dos devidos direitos dos cidadãos. Os protestos brasileiros, atualmente, têm como objetivos principais: a reforma nos cargos ocupados pelos representantes políticos, imposição às reformas trabalhistas, previdência e da educação, pelo fim do governo de Michel Temer e pela votação direta ao cargo de presidente do Brasil.

Diante desses fatos, o sentimento de nostalgia é inevitável, uma vez, (Sem vírgula) que em 1984, (Sem vírgula) as pessoas lutaram por motivos análogos (Quais pessoas? Quais motivos análogos? Cite-os no texto), buscando o que denominou-se:(Sem dois pontos) “Diretas Já”, isto é, fim ao voto indireto que era comumente usado pelo governo e requerimento ao voto direto. Na contemporaneidade o motivo é similar: apetece ao fim de um governo ilegítimo. Há (Vírgula) ainda, pedidos para uma reforma geral no Congresso, nas câmaras e no Senado, deixando ainda mais visível, (Sem vírgula) o quanto as pessoas estão infelizes, mas também interessadas e dispostas a mudar o país, reconhecendo seu potencial papel como cidadão e descobrindo que têm direto a muito mais que “Pão e Circo”.

Outrossim, referente a importância dos movimentos sociais, é que (Vírgula) ao fazê-los, a população protestante provoca no governo uma pressão favorável ao evento, mostrando o poder que o povo possui (Como assim? Desenvolva melhor essa ideia). Entretanto, a reação dos mesmos é deveras funesta, como a autorização do “emprego das Forças Armadas para garantia da Lei e da Ordem”, habilitada por Michel Temer em 24 de maio de 2017, através de um decreto que limitava-se ao Distrito Federal, porém fora aplicado praticamente em todo o país. Nota-se, portanto que a pressão sofrida pelo governo, (Sem vírgula) o fez valer-se de métodos autoritaristas, comprovando novamente que a força do movimento, ainda que vagaroso, é capaz de surtir em seus ideais efeitos.

Em suma, faz-se necessário que haja ainda mais mobilização de pessoas, ou seja, é necessário levar até a população, para que a mesma conheça, (Sem vírgula) o propósito da causa. Cabendo, não tão somente, (Sem vírgula) a grupos militantes, secundaristas, independente da posição política (Vírgula) e podendo ser feito através da conscientização, (Sem vírgula) como a divulgação na mídia, nas escolas e em cartilhas impressas. Sobretudo, a resolução mais eficaz seria a melhoria nas atitudes dos representantes políticos, quer dizer, melhor planejamento e fiscalização dos gastos do dinheiro público, uma correta averiguação na opinião pública, constatando se uma determinada modificação será aceita ou não. Assim, as manifestações como forma de busca de direitos serão dispensáveis e o Brasil caminhará para um futuro honesto, justo e agradável.

Comentários do corretor


"Os movimentos sociais contra a repetição e o retrocesso do país".

O texto apresenta boas discussões, embora algumas ideias estejam limitadas e pouco exemplificadas.

Reformule a proposta de intervenção tendo em vista as "formas" possíveis para conscientizar a população acerca da importância dos movimentos sociais.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200