Manifestações em meio a crise política no Brasil - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 08/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente em nosso país, no Brasil, estamos passando por uma grande crise política, a legitimidade dos partidos tem deixado a população em dúvida, aumentando assim o número de eleitores que não se identificam com nenhum deles (Como assim? Reformule melhor esse parágrafo).

Em vários estados do país a insatisfação popular frente à má gestão dos líderes políticos e a situação socioeconômica tem se agravado, ocasionando muitos movimentos sociais com o objetivo de influenciar a população na participação política direta e reivindicar seus direitos de cidadão (Reformule esse período, visto que há problema na construção de sentido). Esses movimentos geram uma relação conflituosa entre o Estado e Manifestantes. O Estado tenta manter um povo alienado, cobrar cada vez mais impostos e continuar se beneficiando ilicitamente, muitas vezes (Vírgula) em conjunto com algumas das grandes empresas como empreiteiras e indústrias de alimentos, sem se preocupar com a saúde, educação, segurança, saneamento básico, entre outros problemas desnecessários que o brasileiro tem enfrentado em pleno século XIX XXI pela má administração do Estado, e que se continuar assim pode se agravar cada vez mais. Já os Manifestantes (Vírgula) por meio dos movimentos sociais são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, alcançar melhorias na sociedade e lutar por seus direitos.

Não se pode generalizar, nem todos os representantes políticos são corruptos e pensam somente em benefício próprio, (Ponto final) Mas (Vírgula) infelizmente (Vírgula) a grande maioria é, e essa maioria tem se empenhado para dificultar o trabalho da polícia federal com as investigações e também problematizar os protestos, pois sabem a importância que esses movimentos sociais tem, e as mudanças que podem ocorrer na estrutura política do país.


 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Apresente a tese.

Reveja coesão e coerência.

Cuidado ao usar primeira pessoa.

Apresente mais fatos, no parágrafo de introdução, que serão discutidas ao longo do desenvolvimento da redação.

Apresente a proposta de intervenção.

O texto apresenta discussões limitadas e demonstra pouco dominío do tema. Desse modo, faz-se necessário à busca por informações que possam dialogar com o tema, sobretudo desenvolver um projeto de texto antes de começar a escrever a redação, visto que isso auxiliará na coerência e no desenvolvimento das ideias no texto.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200