O caminho para mudança é a voz de um povo resistente - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 08/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise política já se tornou um tema recorrente no dia a dia dos brasileiros. As frequentes denúncias relacionadas a corrupção, praticada por alguns de nossos representantes (Vírgula) e a impunidade, (Sem vírgula) geram um sentimento de revolta nos cidadãos.

Frente ao cenário atual, a população brasileira, (Sem vírgula) precisou recorrer novamente as manifestações sociais, (Sem vírgula) para demonstrar sua insatisfação com o governo e reivindicar melhorias.

Historicamente, os movimentos sociais mostraram ter a capacidade de mudar o rumo de um país e até mesmo do mundo. Através deles, muitos paradigmas impostos a população foram derrubados (Dê exemplos), (Sem vírgula) para dar lugar a novas ideologias, que serviram de base para moldar a sociedade que conhecemos hoje.

O Brasil foi palco de diversos atos (Quais? Dê alguns exemplos), (Sem vírgula) que mudaram drasticamente a história do país (Mudaram em que sentido? Explique isso no texto). Porém (Vírgula) com o passar dos anos, os movimentos sociais foram perdendo força (Por quê? Isso de fato tem acontecido? Reflita) e o povo passou a se desinteressar pela política. Isso abriu espaço para a corrupção, cujas consequências foram as diversas crises nas áreas da saúde, da educação e da economia, até desencadear a grave crise na política atual.

Dessa forma, os movimentos sociais se fazem de extrema importância, (Sem vírgula) não apenas em momentos de crise política, mas em qualquer momento em que uma sociedade encontre-se descontente com as práticas de seu governo. Os atos fazem valer a democracia e dão voz e poder à população. Conferem a capacidade de demonstrar insatisfação, revindicar mudanças, cobrar direitos e até mesmo derrubar projetos de leis ou governantes. Mas para que exista êxito nos movimentos sociais, é necessário que a nação seja capaz de se organizar e resistir. Pois nunca houve vitória de uma população, frente a qualquer forma de governo abusivo, com atos esporádicos e desorganizados.

Comentários do corretor


O texto não apresenta tese. Além disso, o autor, diante do que fora apresentado no texto, demonstra pouco domínio do assunto. Desse modo, faz-se necessário à busca de informações que possam dialogar com o tema proposto, sobretudo elaborar um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento coerente do texto, por exemplo. Ademais, é interessante rever a estrutura do texto dissertativo argumentativo, uma vez que o texto não apresenta tese e proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200